Educação

As particularidade do inglês norte-americano e o britânico

Como diferenciar um do outro e aprender da melhor forma?

Assim como o português é diferente no Brasil e nos outros países que falam o idioma, o inglês tem grandes singularidades quando se vai de um local para o outro. Os dois sotaques e padrões mais conhecidos são o norte-americano e o britânico, que apresentam divergências muitas vezes e não percebemos no curso de inglês.

 

O inglês é o idioma mais falado de todo o mundo e é  considerado língua oficial em 59 países espalhados pelo globo. Apesar de ter surgido na Grã-Bretanha, a maioria dos nativos em inglês estão nos Estados Unidos. Vale também dizer que o idioma é o mais popular na hora de escolher um curso de língua estrangeira.

 

Mas, assim como qualquer outro idioma do mundo, o inglês tem variações de um local para o outro. Apesar de ser a mesma língua, ela tem características diferentes em cada região. E não estamos falando só de sotaques e gírias, há divergências gramaticais e até mesmo de significado. Ou seja, uma palavra no inglês norte-americano pode ter uma conotação totalmente diferente do britânico.

 

Como surgiram essas diferenças?

Para entender as variações linguísticas, antes é necessário conhecer a história e saber de onde vieram essas diferenças. Tudo começou quando os britânicos chegaram nas Américas, por volta dos séculos XVI e XVII. Ao conquistarem os territórios, eles passaram a introduzir a língua inglesa nos locais.

 

Mas, na época, ainda não havia uma padronização do idioma. O primeiro dicionário do Reino Unido foi feito por estudiosos de Londres, enquanto nos Estados Unidos, Noah Webster fez outra versão, com palavras diferentes, como uma maneira de manter uma independência cultural do país americano.

 

Além da gramática, ainda tem as diferenças na fala entre um país e outro. Isso se deve, principalmente, ao fato de que os britânicos que foram desbravar o país americano eram de classes mais baixas, e falavam o “r” com mais sonoridade.

 

Já no Reino Unido, as classes altas falavam o “r” suavizado, para se diferenciar dos plebeus. Essa maneira de pronunciar a consoante virou moda entre os britânicos e se tornou o padrão da nação, diferenciando a fala dos norte-americanos.

 

Principais diferenças entre o inglês nos dois países

Apesar de o idioma ser fundamentalmente o mesmo, a influência dos países vizinhos, da cultura e dos nativos, fizeram com que algumas palavras, regras ortográficas e até mesmo significados fossem diferentes de uma nação para a outra.

1.   Ortografia

Na parte escrita, existem várias divergências entre os países. O “cinza”, por exemplo, se escreve “gray” na América e “grey” no país europeu. E vale dizer que as duas estão corretas, só são diferentes de um país para o outro. Confira algumas palavras com ortografias diferentes:

 

Inglês americano Inglês britânico
center centre
practise practice
color colour
dreamed dreamt
bank banque

2.   Vocabulário

As divergências de significado também são muito características nesses dois países. É preciso tomar cuidado, pois uma palavra pode mudar totalmente o sentido da frase. Confira alguns casos:

 

Português Inglês americano Inglês britânico
apartamento apartment flat
fralda diaper nappy
metrô subway underground
gasolina gas/gasoline petrol
prisão jail prison

3.   Pronúncia

Há também a diferença na pronúncia, como falamos anteriormente. Além do sotaque, que é de um modo em cada local, há as divergências clássicas.

 

Conseguimos claramente saber se uma pessoa é americana ou britânica pela forma como ela fala “mão”, por exemplo. No inglês norte-americano, eles irão pronunciar “hênd”, como um som parecido com o Ê, já os britânicos falarão “hând”, como o som do  mais fechado.

 

As diferenças são claras, mas, muitas vezes, só percebemos quando estamos praticando. Para quem está começando a estudar o idioma, o ideal é que aprenda apenas um modelo de inglês e, depois que estiver familiarizado com a língua, vá conhecer o outro tipo, para não se confundir e acabar falando algo errado no contexto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo