Cotidiano

Promoções de Black Friday: como economizar e renovar os utensílios domésticos

Descubra aqui as melhores dicas para pagar barato na Black Friday

 

No dia 25 de novembro deste ano, ocorrerá a famosa Black Friday, dia esperado por muitos que desejam ter descontos e ofertas em suas compras. No entanto, sabemos que, muitas das vezes, essas promoções podem ser golpes e, em vez de economizar, você pode acabar saindo no prejuízo.

 

Para quem deseja dar aquela repaginada nos utensílios domésticos ou está formando um novo lar, aquele desconto certeiro pode ajudar muito. Por isso, separamos algumas dicas para você economizar de verdade nesse dia de ofertas.

 

1. Decida o que você precisa e escolha o melhor modelo

O primeiro passo para realmente aproveitar a Black Friday é decidir quais dispositivos você quer comprar. Aqui você irá entender quais são as necessidades e quais podem esperar. Lembre-se também de orçar o valor total que você pode gastar e o máximo que deseja gastar em cada produto.

 

Feito isso, decida o que é importante para você, como, por exemplo, a marca, se o fogão será de quatro ou seis bocas. Se não o modelo, pelo menos decida quais especificações você quer para seus dispositivos, pois alguns produtos muito baratos podem não atender às suas exigências.

 

2. Compre sempre em lugares com boa reputação

Os preços baixos são o maior atrativo da Black Friday, principalmente quando estamos procurando por eletrodomésticos. Entretanto, o menor valor não pode ser o único critério na hora de comprar uma geladeira, por exemplo.

 

Antes de inserir suas informações pessoais e pagar, verifique a reputação da loja na qual pretende comprar o produto. Isso pode ser feito pesquisando as mídias sociais da loja ou os estabelecimentos e examinando as postagens e interações dos clientes.

 

Verifique se o site da empresa fornece dados básicos, como CNPJ e endereço, e se os canais ou serviços de contato estão realmente funcionando. Você também pode observar as classificações e avaliações da loja em aplicativos de compras e marketplaces.

 

Sites como o Reclame Aqui, além dos operados pelo Procon e pelo Ministério da Justiça, disponibilizam listas de denúncias contra empresas que anteriormente causavam preocupações e problemas a outros consumidores. Você deve ver quais  foram os problemas anteriores e como os casos foram resolvidos (se houver).

3. Fuja de links suspeitos ou promoções absurdas

Mensagens de WhatsApp e SMS, e-mails, anúncios no Facebook e Instagram podem oferecer ofertas aparentemente imperdíveis ​​de empresas conceituadas, mas quando aparecerem com um link desconhecido, não clique.

 

Isso pode ser um golpe que engana os consumidores para que baixem malwares ou que sejam redirecionados para páginas que coletam dados pessoais. Para confirmar se a promoção é verídica e evitar ser enganado, o ideal é acessar o site oficial da loja e pesquisar o produto anunciado.

 

4. Não deixe de conferir o histórico de preços

No ano passado, alguns produtos chegaram a ficar 70% mais caros em novembro, ou seja, esse aumento foi feito no mês em que acontece a Black Friday, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Marketplace de Consumo (IBEVAR).

 

Dessa forma, um produto que aparentemente tem um valor menor, na verdade, pode ter o mesmo preço ou até estar mais caro que o normal. Para evitar essa arapuca, acompanhe sempre os valores dos produtos desejados, e, no dia das promoções, procure em outro lugar pelo mesmo item para ver se o desconto realmente vale a pena ou se é o golpe o “dobro pela metade”.

 

As empresas que agirem dessa forma podem ser multadas. Consequentemente, se notar alguma dessas práticas, denuncie-as aos órgãos de defesa do consumidor.

 

5. De preferência para pagamentos através do cartão virtual

Muitos sites oferecem descontos para pagamentos por boleto, transferência bancária ou PIX. Todavia, esses métodos são os mais difíceis de recuperar o dinheiro pago quando necessário. Prefira sempre usar seu cartão de crédito , pois as cobranças podem ser facilmente canceladas ligando para a operadora ou até mesmo pelo app.

 

A maioria dos bancos oferecem a opção de cartão virtual, permitindo que você tenha um número único com um limite para cada operação. Esse é o modo mais seguro de pagamento, pois, caso seja necessário cancelar o cartão devido a fraude, o consumidor pode continuar usando o cartão de crédito.

 

Outra opção para evitar golpes é utilizar plataformas de pagamento como PayPal, PagSeguro ou MercadoPago, que permitem o cancelamento caso a mercadoria não seja entregue conforme o anunciado.

6. Salve todas as informações

Todas as informações referentes à compra, desde o anúncio, até a nota fiscal e a confirmação da compra devem sempre ser salvas no computador. Fique atento ao valor exibido na tela final de compra para verificar se ele é diferente do preço anunciado. Um simples print screen pode ser utilizado como prova em uma possível reclamação aos órgãos de defesa do consumidor.

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