Serviços

Principais atribuições de um governador

Hoje nós vamos conversar sobre as principais atribuições de um governador e como um curso de administração pública pode ser útil nesse caso. De fato, um governador tem muitas tarefas a cumprir e muitos deveres enquanto um governo.

Assim, não é qualquer pessoa que pode se candidatar, muito menos ser eleita. Então, fique com a gente até o final pra aprender tudo sobre isso.

Se você nos visita pela primeira vez, seja muito bem-vindo! Ficamos muito felizes por ter você com a gente, e nosso trabalho só avança à medida em que vocês leem os nossos artigos!

Caso queira conhecer o nosso trabalho mais de perto, é super fácil: entre no nosso site e leia todas as nossas postagens. Desejo a você uma ótima e agradável leitura! Dessa maneira, sem mais delongas, vamos!

Principais atribuições de um governador

Em primeiro lugar, é bem interessante a gente ter em mente que um governador ocupa um cargo político muito elevado no Estado. Por isso que um curso de administração pública é indispensável para quem pensa em ser um governador. Assim, todo governador deve administrar e também representar todo o Estado, seja em ações políticas, jurídicas ou administrativas!

É ele quem nomeia os seus secretários, os que vão dar ajuda na administração das áreas da educação, saúde, segurança e muitos outros. Além disso, é o governador que nomeia o comandante-geral da Polícia Militar e também o chefe da Polícia Civil. De fato, dá pra perceber que ele tem quase as mesmas funções de um presidente, não é verdade? E, na verdade, é quase isso mesmo, viu?

Contudo, a diferença é que o governador só tem autoridade no Estado que ele foi eleito. Desse modo, quando ele vai representar os interesses do seu estado, acontecem convênios entre todos os governadores junto com a União. Sendo assim, existem pessoas que fiscalizam tudo o que o governador faz. São órgãos necessários para saber se o governador tem sido um bom político.

Assim, esses órgãos são as assembleias legislativas, assim como o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado. O mandato de um governador é de 4 anos, e ele é eleito se tiver 50% dos votos mais um. Caso contrário, haverá um segundo turno para decidir qual dos presidentes com mais votos serão eleitos. Basicamente, é isso.

Agora que nós já estamos falando sobre curso de administração pública e os deveres de um governador, que tal conhecermos as atribuições de um presidente? Vai contribuir demais pra gente aqui. Então, vamos lá!

Principais atribuições de um presidente

De fato, não dá pra negar que o presidente da República é a autoridade máxima do nosso país. Além disso, ele também é um chefe de Estado e de governo.

Como presidente, ele possui muitas e muitas funções, como, por exemplo, nomear os chefes dos Ministérios que vão trabalhar em prol do povo. Assim, todo presidente é eleito por meio de voto popular.

Ou seja, todos os cidadãos que têm título de eleitor podem ir em época de eleição até as urnas eletrônicas e votar. O candidato com 50% dos votos mais um é o que se torna presidente, de fato.

Mas, enfim, o que é ser um presidente na prática? Bom, o presidente conduz todo um país, além de ter que gerir com toda a excelência. Claro que quando eleito ele se torna um dos Três Poderes.

No caso, o poder Executivo. Ele representa toda a nação internacionalmente. Pois é! É muito sério mesmo, gente! Um presidente pode ser eleito de 4 em 4 anos, podendo estar no poder por apenas 8.

Assim, da mesma maneira que acontece com o governador, as eleições acontecem nesse período. Agora, existem algumas funções que apenas o presidente pode exercer. Vamos ver quais são. Primeiramente, e de um modo bem resumido, todo presidente é responsável por administrar um país.

Ele vai sancionar projetos de lei que são aprovados por deputados, vai garantir que os interesses do país sejam postos em prática e muito mais. Claro que ele pode também vetar muitos projetos que já foram aprovados por deputados e senadores, pois ainda é uma função do presidente.

Conclusão

Como nós vimos acima, o presidente também é responsável por participar de eventos internacionais onde ele representa o seu país. Nesses eventos, o presidente celebra acordos, assina tratados e, além disso, é considerado como um comandante-chefe das Forças Armadas de seu país. Um curso de administração pública é mais do que necessário para quem pensa em se tornar político um dia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo