Serviços

O que é vistoria de entrada?

Laudo atesta as condições de um imóvel que está prestes a ser alugado

 

Ao alugar um imóvel, o inquilino deve ficar por dentro de todos os processos que precisam ser feitos. Um deles é a vistoria de entrada, um laudo que atesta as condições do imóvel antes que ele seja ocupado por um novo inquilino.

 

Se você pretende alugar um apartamento ou casa nos próximos meses, você precisa entender como o laudo de vistoria é feito e o que deve constar nele. O documento é uma segurança para o locatário e inquilino, já que atesta as condições do imóvel antes que ele seja ocupado.

Por que fazer a vistoria de entrada?

O laudo da vistoria de entrada deve ser feito como forma de assegurar as condições do imóvel. Para o proprietário do imóvel, essa é uma garantia para que ele possa pedir reparos, caso o inquilino não entregue o imóvel como recebeu após o término do contrato.

 

Para o inquilino, a vistoria de entrada também é importante. Esse documento pode ajudar a atestar que ele entregou o imóvel da mesma forma que recebeu. Dessa maneira, se a casa estiver com algum reparo a ser feito, isso constará no laudo da vistoria e não poderá ser cobrado pelo proprietário.

Como é feita a vistoria de entrada de um imóvel alugado?

Geralmente, a vistoria de entrada é feita por um profissional ou empresa especializada. Assim, o profissional responsável pela vistoria faz um relatório completo do imóvel, listando tudo o que o imóvel possui e o estado, tanto da parte interna como da parte externa.

 

O proprietário e o inquilino podem estar presentes na hora da vistoria. Após fazer o laudo de vistoria, o profissional entrega o documento para a imobiliária, que anexa junto ao contrato do imóvel alugado.

 

Caso não esteja presente ou queira contestar algum apontamento do laudo, o inquilino tem um prazo de 48 ou 72 para fazer um laudo de contestação, que será entregue à imobiliária e anexado ao contrato.

O que deve aparecer no laudo de vistoria de entrada?

O laudo de vistoria de entrada faz uma análise completa das condições e da infraestrutura do imóvel. São avaliadas todas as condições dos cômodos internos e externos. O documento conta com parte escrita e também imagens que atestam a veracidade das informações.

 

Confira abaixo o que precisa ser relatado no laudo da vistoria de entrada:

Paredes

O laudo relata as características das paredes de cada cômodo. Nele, são citadas a cor da parede, se ela foi pintada recentemente, se há algum acabamento (rodapé), se há manchas, se falta reboco, entre outros pontos.

Instalações Elétricas

Todas as instalações elétricas do imóvel são testadas. O vistoriador faz o teste de interruptores e tomadas do imóvel. O profissional também relata o estado em que eles se encontram, cor e marca do imóvel.

Instalações Hidráulicas

O funcionamento das instalações hidráulicas também consta no laudo de vistoria. Assim, são testados descarga, chuveiro e torneiras. O laudo também aponta o estado, a marca e o tipo de cada instalação no imóvel.

Piso

O piso dos cômodos do imóvel também é relatado no laudo de vistoria. Sobre o piso, o vistoriador coloca o tipo de piso, cor e estado.

Teto

O teto também entra no laudo de vistoria. O vistoriador irá conferir se o imóvel possui algum forro em gesso, madeira, PVC ou dry wall. E o estado em que o teto de cada cômodo se encontra, apontando se há mofo e infiltração ou está bem conservado.

Portas e janelas

O laudo também aponta o número de portas e janelas instaladas no imóvel. Também é descrito o estado de cada item, a cor, a marca e o estado de fechaduras, maçanetas, dobradiças e batentes presentes no imóvel.

Outros acessórios

O imóvel também pode ser equipado com outros acessórios como churrasqueiras, ventiladores de teto, suporte de cortina, jardim, entre outros acessórios. No laudo, cada acessório é relatado, assim como se fala sobre seu estado de conservação e marca.

 

A vistoria de entrada é muito importante em imóveis alugados. Esse laudo traz segurança para todas as partes envolvidas e pode ajudar a garantir o bom uso do imóvel pelo inquilino.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo