8 EPIs essenciais para a segurança de mecânicos
Os EPIs essenciais para a segurança de mecânicos. São uma medida protetiva à saúde e à integridade física dos profissionais. Pois, acidentes podem acontecer no decorrer das atividades.
É responsabilidade da empresa. Fornecer os equipamentos de proteção individual. Em funcionamento e perfeito estado de conservação. Pois, seu uso é obrigatório. Além disso, as orientações e treinamentos sobre o uso dos acessórios. Devem ser feitos.
Portanto, a norma regulamentadora número 6 (NR 6). Do ministério do trabalho. Afirma que o uso de Equipamentos de proteção individual. É obrigatório em atividades profissionais. Que oferecem riscos ao trabalhador.
Confira 8 EPI’s essenciais para a segurança de mecânicos
O uso correto desses equipamentos é essencial. Pois, esses profissionais se responsabilizam. Afinal, executam reparação e modificação de máquinas, motores, manutenção preventiva, entre outros.
É uma atividade com vários riscos. Pois, está associada ao uso de ferramentas. Que são cortantes e a presença de substâncias tóxicas. Por exemplo, o benzeno e soluções de baterias e gases de petróleo.
Por isso, para que essas atividades sejam realizadas de maneira segura. Sem acidentes e evitando o desenvolvimento de doenças. É fundamental adotar medidas de prevenção. Por isso, confira os EPI ‘s essenciais para a segurança de mecânicos.
1. Protetor facial
São máscaras de proteção. Com a função de garantir a segurança dos olhos. Como também da face. Contra impurezas, fagulhas entre outros. Além disso, as atividades de soldagem. A máscara deve conter lentes. Para proteção contra raios ultravioletas.
2. Luvas de Proteção
As irritações acontecem. Devido ao contato com equipamentos. Graxa e óleo, por exemplo. Assim como as feridas. Causadas por objetos metálicos e fagulhas de solda. Portanto, podem ser evitados. Com o uso de luvas de proteção.
As luvas de náilon. Feitas especialmente para evitar raspagens na pele. Existe também no mercado luvas com fios de grafeno. Material mais fino que um fio de cabelo. Muito leve e resistente. Portanto, trazem a sensibilidade às mãos dos mecânicos.
3. Calçado de Segurança
Objetos podem cair nos pés. Assim como peças e substâncias prejudiciais. Por isso o uso dos calçados de segurança. Tem a função de proteger os pés do profissional. Evitando acidentes maiores e irreparáveis.
4. Protetor auricular: abafador de ruídos
A função do protetor auditivo. É proteger a audição do trabalhador. Pois, nos locais de trabalho. Acontecem de ter ruídos intensos. Portanto, podem prejudicar a sua audição a longo prazo.
5. Óculos de segurança com proteção lateral
Acidentes podem acontecer. E atingir os olhos. Portanto, os óculos, são fundamentais. Sempre que o profissional tiver que se expor a risco. Como, por exemplo, usando objetos pontiagudos ou manipulando máquinas de solda.
6. Creme protetor para mãos
Sua finalidade é criar uma camada protetora na pele. Pois, assim não será absorvido contaminação. Além disso, as mãos dos mecânicos ficaram hidratadas e não terão estragos a longo prazo.
Além da proteção. Uma vantagem desse material. É a facilidade para tirar os resíduos da mão. Após o final da manutenção. Pois, é só lavar com água e sabão que óleos e graxas saem. Sem a necessidade do uso de buchas. Pois, podem ser abrasivas às mãos.
7. Mangas Longas
As mangas e aventais. Evitam que o funcionário sofra com queimaduras de graus altos. Além disso, protege contra substâncias abrasivas e exposição a equipamentos de cortes. Por isso é necessário o uso de equipamento.
8. Aventais de Raspa
A saber, esse avental tem o objetivo de proteger. A parte superior e inferior. Do tronco do funcionário. Em situações de soldagens. Como, por exemplo: solda oxi-acetileno, solda elétrica, corte de plasma. Como também solda TIG, solda MIG, entre outros trabalhos.
Protege também contra matérias cortantes e resquícios de fagulhas. É por isso que o uso de avental é fundamental. Pois, bloqueia o contato entre o material e o corpo. Evitando acidentes de trabalho e danos à pele.
Uso e higienização dos EPI
Segundo a NR 6 o trabalhador é responsável pelo uso adequado. Como também a guarda e conservação. Bem como a higienização e manutenção periódica do seu EPI. Também é função do funcionário. Exigir o equipamento.
Portanto, o uso do equipamento de proteção individual deve ser usado somente na atividade à qual se destina. E caso encontre alguma falha no equipamento falar com o supervisor para troca do mesmo.
Além disso, a durabilidade e a conservação do equipamento e seu uso adequado. Devem ser feitas conforme as orientações fornecidas pelo fabricante. Importante destacar que os EPI devem ter a CA (Certificado de Aprovação).
Estes são alguns dos Equipamentos de Proteção. EPIs essenciais para a segurança de mecânicos. Tornando assim o trabalho mais seguro. Como também promove a qualidade de vida. Além disso, também protege a saúde do trabalhador.