Tecnologia

Como manusear e aplicar uma plataforma versátil de prototipagem em seus projetos?

A plataforma Arduíno é uma plataforma ‘open source’, ou hardware de prototipagem eletrônica, e que atua com a linguagem C/C++. Ou seja, através do circuito elétrico Arduíno é possível realizar projetos de eletrônica de maneira simples, já que ele pode fazer com que o objeto interaja com os sensores instalados no ambiente.

A plaquinha, como é popularmente conhecida, veio para facilitar a vida dos robotistas! Anteriormente, era necessário possuir habilidades de solda para juntar componente a componente para o projeto, e a Placa Arduíno já traz todos os componentes necessários. Assim, trabalhos mais complexos podem ser realizados em menos tempo.

Por ter uma versatilidade enorme, e permitir com que o usuário controle praticamente qualquer coisa — desde fechaduras a sensores que medem o nível da água — e também ensinar robótica se torna algo mais didático.

Utilizando o Arduino: uma plataforma fácil de desenvolvimento

A placa de desenvolvimento com microcontrolador Atmel AVR foi criada em 2005, por professores, visando fornecer uma plataforma de fácil manuseio para desenvolver o aprendizado de eletrônica e desenvolvimento de software.

Para além da plaquinha, existem softwares de programação e desenvolvimento como o IDE (Integrated Development Environment ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado), fóruns e comunidades inteiras para conversas sobre os mais diversos usos da Arduíno.

Componentes necessários para um projeto de prototipagem

Para realizar um projeto de prototipagem, principalmente se você está dando os seus primeiros passos, você irá precisar de alguns materiais como: protoboard; luz de LED; resistor de 150 ohm; jumpers com as duas saídas macho; uma placa Uno R3 com cabo USB e, claro, um computador.

Eletrônica: voltagem e resistor

Para melhor utilizar o seu Arduíno é necessário ter um pouco de conhecimento da teoria eletrônica.

A luz de LED — de 5 mm — deve funcionar com 2V (volts), mas o Arduíno funciona com duas saídas digitais de 5V. Ou seja, se ligássemos o LED ao Arduíno diretamente a luz iria queimar, pois, estamos colocando uma voltagem maior do que a máxima permitida pelo objeto. Para solucionar o problema, é necessário limitar a corrente elétrica e diminuir a tensão da lâmpada de LED.

A fórmula Tensão (V) = Resistência (R) x Corrente (I) é a solução para achar um circuito que chegue próximo de 2V (tensão do LED) e 20mA (corrente). Já que a tensão da fonte é 5V, e a lâmpada só possui 2V, realizamos uma subtração e nossa Tensão será de 3V.

Logo, a fórmula ficaria: 3V = R x 0,02A — resultando em uma resistência de 150 ohm (como recomendado nos materiais necessários para realizar o projeto).

Uma boa dica para ter essa fórmula na memória é sempre bom lembrar que quem “Vê, ri”.

Funcionamento da protoboard

O protoboard, ou placa de ensaio, é uma placa com conexões condutoras que visa facilitar a montagem de componentes eletrônicos em seu estágio inicial além de poder descartar a soldagem de peças.

Prototipagem com Arduino: primeiros passos

Após adquirir todas as peças necessárias para o projeto, é hora de montar os circuitos na protoboard, baixar o software IDE Arduíno para programar a função que você deseja executar — no caso, acender a lâmpada de LED — e conseguir realizar o objetivo principal do seu projeto!

Montagem de circuitos

Para a montagem do circuito, utilize os jumpers macho/macho para juntar o ânodo (lado positivo) e o cátodo (lado negativo) e assim fazer fluir a corrente para a lâmpada.

IDE Arduino: baixar e instalar

Após a montagem no protoboard, será necessário baixar o programa de computador com as ferramentas necessárias para fazer o seu projeto funcionar.

Ao entrar no site oficial da Arduíno é possível baixar o software em Downloads, logo na seção de Software.

Uma vez baixado, execute o arquivo instalador e abra o aplicativo através do ícone que deverá se encontrar no seu desktop.

Estruturação de um programa arduino

Não é necessário saber a linguagem C para conseguir programar com Arduíno. No programa, há configurações como “setup()” e “loop()”. Respectivamente, as configurações iniciais do seu projeto (valores iniciais, variáveis, se a porta será de entrada ou saída, ou mensagens) e só será executada uma vez, durante o início do programa; já a opção “loop()” repete os comandos de maneira contínua ou até que algum comando de parar seja enviado.

Vazamento de dados dá direito a indenização?

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo