Botox dental, afinal prejudica os dentes ?

ByPaulo Pinto

jun 1, 2021
Botox capilar

O Botox dental, assim como outros procedimentos estéticos para os dentes, possuem suas características positivas e negativas. Esse é um procedimento muito procurado, mas é importante ficar atento com esses detalhes.

É fundamental, por exemplo, entender se esse procedimento pode prejudicar os dentes. Essa é uma dúvida muito grande da população e, por isso, é preciso entender o objetivo e os riscos que o botox oferece.

Por isso, neste artigo explicaremos como funciona esse procedimento, explicando o motivo de ser tão procurado, e também tiramos essa dúvida: afinal, o Botox dental prejudica ou não os dentes? Confira.

O que é botox dental?

Você provavelmente já ouviu falar em botox. De modo geral, o botox é um procedimento estético, aplicado principalmente na região da face, mas também pode ser utilizado em outras partes do corpo.

Ou seja, o botox, assim como outros tratamentos estéticos específicos, como o com aparelho invisível, é procurado por pessoas que não estão felizes com alguma característica específica do corpo e, querendo mudá-las, buscam especialistas que aplicam a toxina com segurança.

Esse termo é o conceito mais conhecido, que se refere a toxina botulínica, uma substância controlada e manipulada por diversos especialistas.

Para o ramo da odontologia, o botox pode ser utilizado em algumas situações específicas pelos dentistas, tanto por questões estéticas, mas também para ajudar no tratamento de algumas condições, como o bruxismo, aliviando a tensão existente na região mandibular.

Nesse sentido, a aplicação do botox é feita principalmente para relaxamento muscular e avaliação de sintomas, como dores e desconfortos na região dos dentes e da mandíbula.

Além disso, a substância pode ser usada para corrigir o sorriso gengival, harmonizar o alinhamento do sorriso e recuperar sulcos.

O botox prejudica os dentes?

Como vimos, existem algumas aplicações, como para tratamentos de bruxismo e disfunção temporomandibular, em que o botox é, inclusive, um dos principais procedimentos para aliviar os sintomas e incômodos.

Dessa maneira, não existem dados que apontem que a simples aplicação do botox pode causar problemas mais sérios para os dentes, mas é importante ter alguns cuidados.

Pacientes que possuem algumas condições, como as listadas a seguir, devem consultar previamente o cirurgião dentista, informando o quadro e verificando se é possível realizar o tratamento ou não, tais como:

  • Transtornos neuromusculares generalizado;
  • Gravidez e lactação;
  • Pacientes que estão usando antibióticos;
  • Pacientes com alergia referente a substância.

Além disso, pacientes que estão passando por tratamentos bucais, como o clareamento dental, também precisam consultar e perguntar para os especialistas se é possível realizar a aplicação do botox ou se o mais indicado é finalizar o clareamento de modo a evitar quaisquer prejuízos à qualidade do tratamento em questão.

Converse sempre com o cirurgião dentista

Como vimos, é fundamental consultar os especialistas antes da aplicação de botox dental. Essa consulta serve para identificar diversas características sobre os tratamentos, como recomendações, restrições, qualidades, entre outros aspectos.

Pense que ao perguntar para o cirurgião o valor de um implante dentário, ele precisa sanar as dúvidas e explicar quais fatores são considerados na precificação, e isso serve também para questões relacionadas ao funcionamento dos tratamentos estéticos.

O botox dental, por exemplo, apesar de não ser especificamente prejudicial para os dentes, é um tratamento caracterizado por mudanças na expressão facial e isso precisa ser considerado e explicado, para não causar estranhamentos.

Por isso, consultar previamente os dentistas e especialistas para entender mais sobre os benefícios, pontos prejudiciais e as restrições sobre o tratamento é fundamental.

Outros tratamentos odontológicos

Para finalizar, selecionamos alguns tratamentos odontológicos que, assim como o botox dental, também são muito procurados e melhoram a estética.

O aparelho invisível, por exemplo, é um dos instrumentos que vem ganhando mais destaque no ramo da odontologia, pois possui características modernas e mais discretas.

Diferente de outros aparelhos odontológicos, como o móvel e o fixo tradicional, que normalmente possuem características mais marcantes, causando, inclusive, dores e incômodos durante o tratamento, além de afetar diretamente a estética e a autoestima dos pacientes, o aparelho dental invisível é mais leve e discreto.

Com isso, o tratamento pode ser feito com mais tranquilidade, reduzindo incômodos estéticos. Além disso, a movimentação pode ser mais ágil e a estrutura móvel pode ser escolhida, contribuindo para os cuidados diários.

Por fim, outro tratamento visado é a colocação de lente de contato para os dentes. Na prática, a lente é posicionada sobre os dentes, agindo de diferentes maneiras.

É um tratamento estético e também de necessidade, já que atua na reestruturação dos dentes e aprimoramento da mordida, podendo alinhar melhor o sorriso e melhorar seu aspecto, principalmente quando houve quebras e manchas.

Dessa maneira, a lente de contato dental é mais um tratamento moderno que merece ser destacado e colocado no rol de procedimentos odontológicos modernos e de qualidade para promover um sorriso mais alinhado e saudável.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.