Ao utilizar o veículo todos os dias, os pequenos sinais de que algo não vai bem, como os ruídos, tornam-se parte da rotina. Isso faz com que o motorista se acostume e ache que esses indícios são, na verdade, características do carro.
Porém, com tantos sistemas e peças funcionando em conjunto, mesmo as menores falhas devem ser levadas a sério, pois podem comprometer o automóvel como um todo. Por esta razão, neste artigo, vamos te ensinar a identificar os problemas mecânicos mais comuns que o seu carro pode ter.
Como identificar problemas mecânicos?
Geralmente, o carro mostra indícios nítidos de que possui falhas no seu funcionamento. No caso de disfunções elétricas, por exemplo, as luzes do painel podem acender ou apagar sozinhas.
Ou, quando o sistema de arrefecimento não está operando perfeitamente, o automóvel, com certeza, superaquecerá. Outros sinais possíveis são vazamentos e barulhos incomuns. Contudo, a melhor maneira de identificar problemas no veículo é levá-lo ao mecânico, para fazer uma revisão a cada seis meses.
Esse profissional identifica defeitos silenciosos e também faz a troca das peças, conforme o seu desgaste pelo uso e pelas condições climáticas. Isso evita que o carro apresente falhas e deixa o seu uso mais seguro.
Problemas mais comuns em um carro
A seguir, vamos explicar quais partes do veículo mais apresentam problemas mecânicos. Assim, você pode prestar mais atenção a esses componentes.
Falha no sistema de arrefecimento
O sistema de arrefecimento é responsável por “refrescar” o motor, utilizando água misturada com um líquido de resfriamento.
Porém, quando o líquido não é trocado no momento certo ou existe um vazamento, essa estrutura deixa de funcionar e o motor pode até entrar em combustão.
Descarregamento da bateria
A bateria é uma peça automobilística, que possui um tempo útil de aproximadamente três anos. No entanto, é comum que os motoristas esqueçam de trocá-la, sofrendo com defeitos, sem que saibam o motivo.
Uma bateria que descarrega frequentemente pode ser um dos sinais de que está na hora de comprar uma nova.
Pane elétrica
A pane elétrica é caracterizada pela falha geral dos componentes do carro, fazendo-o não funcionar. Ela acontece repentinamente, mas também pode mostrar sinais, como a dificuldade para ligar o veículo.
Geralmente, ela é causada por uma sobrecarga na bateria e no alternador de um automóvel com muitos acessórios, como DVDs e caixas de som.
Óleo sujo ou em pouca quantidade
Este é um problema clássico e que atinge várias peças diferentes. Um carro que não é levado para a revisão constantemente, provavelmente apresenta falhas no sistema de lubrificação e precisa realizar a troca de óleo.
Os principais sinais dessa demanda são a presença de ruídos, o superaquecimento e um consumo exagerado de combustível.
Caixa de câmbio travando
Também é comum que as marchas se tornem mais rígidas com o tempo, apesar de alguns motoristas só notarem o problema depois, quando a caixa de câmbio já não está funcionando. Em geral, esse defeito é causado por forçar demais as marchas ou pela deterioração do tempo.
Mesmo que esses defeitos sejam habituais, eles devem ser resolvidos com rapidez. Dirigir um veículo propenso a panes e falhas é extremamente perigoso. Seja pela possibilidade de causar acidentes ou porque ele pode parar no meio de uma estrada deserta.
Sabendo desse risco, compartilhe este conteúdo e deixe outras pessoas cientes dos problemas do carro.