Cotidiano

Cuidados necessários ao pilotar uma moto na chuva

Normalmente, pilotar uma moto em condições normais já demanda do motorista habilidade, concentração e condicionamento físico. Contudo, quando é necessário dirigir na chuva, é preciso ainda mais atenção por parte do motociclista para evitar quedas, além de garantir que a moto esteja em condições apropriadas para transitar nesse cenário.

 

Ter os equipamentos de segurança para motociclistas específicos para a chuva é o primeiro passo para preservar sua integridade. No entanto, o motociclista deve ter atenção também há outros aspectos, que tornarão sua condução mais segura e com menos riscos para si mesmo e as demais pessoas. Abaixo, confira algumas dicas importantes para pilotar sua moto na chuva.

 

Utilize os equipamentos de proteção indicados

Quando chove, faz toda a diferença que o motociclista esteja utilizando os equipamentos apropriados para esse cenário. Além do uso de luvas, que proporcionarão melhor pegada na condução, é indicado também utilizar capa de chuva específica para motociclistas, pois elas apresentam melhor vedação e contam com faixas refletivas que indicam melhor a presença do piloto nas ruas.

 

Também é aconselhável que se utilize botas impermeáveis e que tenham o solado bem aderente, evitando assim escorregões durante a condução. Outra dica importante é usar capacete que tenha sistema de ventilação, uma vez que ele evita que a viseira fique embaçada durante a chuva.

 

Dirija com a atenção redobrada

Por mais que possa ser uma dica óbvia, ter atenção redobrada é fundamental para evitar acidentes ao trafegar na chuva. Afinal, estar mais atento e praticar a direção defensiva diminui consideravelmente as chances de quedas ou batidas, preservando a integridade não só do motorista, mas também de outras pessoas.

 

Portanto, procure sempre dirigir com velocidade mais baixa e utilizando sempre o farol baixo, garantindo melhor visibilidade. O motociclista também deve evitar fazer acelerações e frenagens bruscas, evitando as quedas.

 

Certifique-se de que a revisão da moto está em dia

Antes do início do período chuvoso, é recomendado que o motociclista procure um mecânico de confiança para fazer a manutenção da moto. Nessa revisão, a manutenção deve ser minuciosa e checar como está a vedação contra umidade dos componentes que ficam expostos à ação das intempéries, evitando, assim, futuras quebras mecânicas.

 

Com isso, deve ser checado a vedação do motor e também dos terminais supressivos ou cachimbos de vela, que fazem parte do sistema de ignição. A revisão também deve verificar as condições da suspensão, dos sistemas de freio, da transmissão e iluminação, além dos pneus, que não podem estar desgastados.

 

Espere a chuva lavar o asfalto

Caso não seja possível evitar de pilotar na chuva, procure aguardar, pelo menos, os primeiros 15 minutos após ela começar. Nesse meio tempo, ela lava o asfalto e retira a primeira camada de sujeira e de detritos, que é o que o torna escorregadio e suscetível a quedas.

 

Passado esse tempo, o asfalto fica mais limpo e com melhor aderência, o que torna a condução mais segura para o motociclista.

 

Evite vias com tráfego de veículos pesados

É aconselhável que o motociclista evite trafegar em vias que normalmente são utilizadas por veículos pesados, tais como caminhões e ônibus. Isso porque esses veículos estão mais suscetíveis a apresentarem vazamento de óleo que, em condições de pista molhada, facilitam ainda mais derrapamentos e quedas.

 

Outro conselho valioso é evitar regiões que tenham lama, uma vez que esse é um terreno que favorece as quedas, já que oferece baixo atrito com a pista. Da mesma forma, se você sabe que determinada região sofre com alagamentos quando chove, evite passar por lá. Nessa situação, você não conseguirá ver buracos e a força da água pode ser o suficiente para derrubá-lo da moto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo