Pandemia x Endemia: entenda a diferença
Nos últimos tempos, dois termos que acabaram chegando ao vocabulário de toda a população mundial foram: pandemia e endemia, entretanto, vale dizer que uma grande parte desta população ainda confunde estes dois termos.
Algo que deve ser mudado o mais rápido possível, tendo em vista que cada um destes termos se refere a um fenômeno único e distinto. Além disso, estes dois fenômenos possuem as suas próprias características e cuidados que devem ser tomados, aumentando ainda mais as suas diferenças.
Com isso, caso você queira aprender todas as diferenças que os termos de pandemia e endemia possuem, é fundamental que você busque se atentar a todas as informações que serão citadas a seguir.
O que é pandemia?
Primeiramente, você deve entender completamente o que é pandemia e todas as suas principais características, já que estamos vivenciando tal fenômeno na atualidade, sendo algo que não pode de maneira nenhuma ser confundida.
Sendo assim, uma pandemia pode ser definida como a época em que uma doença extremamente infecciosa acaba se propagando, e assim, acaba infectando um número bem significativo de pessoas em todo o mundo.
Diversos exemplos de pandemia podem ser observadas e citadas até na atualidade, as 2 principais que são mais conhecidas são: a pandemia do corona vírus, na qual estamos vivenciando na atualidade, e a pandemia da gripe suína, que aconteceu em 2009.
Muitas vezes o termo “pandemia” acaba assimilando a ideia de uma doença completamente mortal para todos que a desenvolverem, mas a história não funciona bem assim.
O termo acaba fazendo referência somente ao método de propagação que o vírus teve. Como por exemplo, o coronavírus, que teve o seu início na China, e com o passar do tempo, acabou atingindo todo o globo terrestre.
Vale dizer que a humanidade acabou passando por inúmeras pandemias até na atualidade, sendo alguns exemplos: AIDS, peste, algumas gripes, como a espanhola e a asiática, tuberculose, entre diversos outros.
O que é endemia?
Com isso, pode ser afirmado que você conseguiu entender completamente todas as caraterísticas que uma pandemia possui, portanto, chegou o momento que você conseguirá observar todas as características de uma endemia, um dos termos mais confundidos com a pandemia na atualidade.
Diferentemente da pandemia, que acaba sendo classificada levando em consideração o número de casos e método de propagação por todo o mundo, a endemia acaba se referindo aos casos de doenças que acabam não se proliferando para outras regiões.
Por exemplo, imagine uma doença que apareceu em um determinado local, e em pouco tempo, ela acabou infectando uma parcela bem significativa da população daquela região, entretanto, ela não se proliferou para o resto do mundo, se contentando com aquela região.
Diversas endemias já foram enfrentadas pelas sociedade até na atualidade, sem contar algumas endemias que existem até hoje em dia, como por exemplo a febre amarela, que acabou se tornando uma doença endêmica por ser extremamente comum na região amazônica.
Com isso, tente não se confundir mais ao citar os termos de pandemia e endemia, evitando a transmissão de informações erradas, algo que acaba tendo diversas consequências, principalmente na atualidade, já que estamos vivenciando uma pandemia.
Qual é a importância dos profissionais que atuam na linha de frente nessas situações?
Não é novidade para ninguém que tanto uma pandemia, quanto uma endemia acabam exigindo uma grande gama de profissionais qualificados e preparados para auxiliar a população a passar por estas terríveis situações.
Pode-se dizer que tais profissionais possuem papéis fundamentais, sendo alguns deles:
- Auxiliar na recuperação dos infectados: Os profissionais que atuam na linha de frente dessas situações possuem o papel principal de auxiliar os infectados a se recuperarem completamente da doença, tratando dos casos comuns até os casos mais sérios;
- Orientar a população: Além de cuidar dos infectados, estes profissionais também possuem o intuito de orientar a população a desenvolver certos hábitos e práticas, para assim, evitar a doença e sua proliferação.
Quais são os profissionais que atuam na linha de frente de cada um desses eventos?
Existe uma grande variedade de profissionais que atuam diretamente na linha de frente destes eventos, e por conta disso, devemos valorizar ao máximo estes profissionais, tendo em mente que sem eles, muitas outras pessoas acabariam se tornando vítimas das doenças, chegando até mesmo a morte.
Alguns dos profissionais que atuam nesta linha são: os médicos, enfermeiros, bombeiros, policiais, políticos, entre outros.
Como e por que se tornar um profissional da área?
Por fim, existe uma grande parcela da população que possui o desejo de estudar, se qualificar e entrar nestas áreas de atuação, algo que é extremamente prestigiado, entretanto, muitas pessoas desconhecem tal ponto.
Para adentrar nestas áreas, como você já deve imaginar, é necessário muito estudo e foco, para conseguir adentrar nas faculdades e conseguir a especialização. Também vale dizer que os profissionais que participam diretamente na batalha contra estes eventos acabam sendo bem prestigiados e premiados futuramente.