O que passar na pele irritada pelo sol?

ByTiago Carvalho

jul 27, 2022
O que passar na pele irritada pelo sol?

Quando estamos expostos ao sol, é importante aplicar uma loção com alta proteção solar em todo o corpo, além de evitar horas de radiação máxima. Se não cumprirmos essas duas indicações, a pele pode queimar rapidamente. Mas o que passar na pele irritada pelo sol?

Quer queimemos ou não, depois de ter desfrutado de um banho de sol, a pele sempre seca e precisa de reidratação. Para fazer isso, é melhor tomar um banho com água fresca depois de ir à praia ou à piscina e aplicar um creme pós-sol refrescante e hidratante. 

Você pode substituir o pós-sol por ingredientes que você tem em casa que aliviarão sua pele instantaneamente. Com esses produtos, você pode economizar dinheiro e também ter certeza de que está nutrindo sua pele com produtos naturais.

Mas então, o que passar na pele irritada pelo sol? É isso que veremos no artigo de hoje.

O que passar na pele irritada pelo sol?

Aloe Vera

Seu poder regenerador e calmante ajudará a acabar com o efeito calor que ocorre após a superexposição ao sol. Em menos de vinte e quatro horas, a pele se recuperará à sua condição habitual, desde que as queimaduras sejam leves. 

O aloe vera evitará o aparecimento de bolhas e ajudará a desinflamar as partes inflamadas. 

Junto com isso, é necessário destacar o poder que o aloe vera tem para fixar o bronzeamento por mais tempo por causa do poder que ele tem quando se trata de prolongar a vida útil das células da pele, fazendo com que elas durem mais e com elas a cor. 

A melhor maneira de aplicá-la é cortar as folhas mais carnudas da planta, remover o gel e aplicá-lo diretamente na pele. Aloe vera é uma planta de fácil manutenção que cresce muito rapidamente, então ter uma em casa é sempre uma boa ideia.

Melão

O melão é uma fruta com alto poder hidratante graças ao seu teor de água (80%) e vitamina A, perfeita para reidratar após a exposição ao sol. 

Para aplicar depois do sol, remova o melão da geladeira para que fique muito fresco, esmague a polpa da fruta com um garfo e aplique na pele afetada, deixando-o por 15 minutos.

Vinagre de maçã

Este vinagre alivia queimaduras solares, alivia a dor e também protege a pele para que bolhas não apareçam. Para aplicá-lo, é necessário diluí-lo com água, uma parte de vinagre com uma parte de água e aplicá-lo com compressas por 15 minutos. 

Após esse tempo, o pano deve ser embebido novamente para que sua ação refrescante atue de forma mais eficaz. Antes de comprar vinagre de maçã, temos que olhar para o rótulo do produto, para ter certeza de que é 100% puro.

Infusão de camomila

A camomila é uma planta com propriedades medicinais calmantes e anti-inflamatórias, ideal para aliviar a dor e as queimaduras. 

Prepare uma infusão de camomila e deixe esfriar completamente. Você pode armazená-la na geladeira ou inserir alguns cubos de gelo para que esfrie mais rápido. Uma vez que esteja muito fria, você deve aplicá-la na área afetada usando um bom pedaço de algodão ou uma toalha.

Pepino

Colocar algumas fatias de pepino nos olhos para reduzir as olheiras é tão popular porque o pepino tem um ótimo poder refrescante e anti-inflamatório. 97% do seu peso é água e isso faz do pepino um dos vegetais mais hidratantes. 

Além disso, tem um alto teor de vitamina E, A e C e óleos naturais. Podemos fabricar um pós-sol esmagando algumas fatias de pepino e aplicando-o diretamente nas partes da pele mais afetadas pelo sol.

Esses são alguns remédios caseiros que você pode aplicar em sua pele, mas se você notar que manchas começam a surgir, é importante verificar os tratamentos de melasma. É sempre melhor agir de forma preventiva do que esperar muito.

Como aproveitar o sol de forma responsável?

Controle a exposição solar

Evite a exposição ao sol entre 10 da manhã e 3 da tarde, já que é aí que os raios ultravioleta são mais intensos. Use roupas leves que forneçam proteção: camisas de manga comprida, chapéus e óculos de sol. Crianças muito pequenas devem ser mantidas fora do alcance da luz solar direta (ou seja, ficar na sombra).

Selecione o protetor solar certo

Um protetor solar de amplo espectro pode ajudar a fornecer proteção contra os raios UV prejudiciais. Ao escolher o protetor solar, deve-se levar em conta que quanto mais clara a pele, maior o fator de proteção solar (FPS). No caso de crianças, é preferível usar o maior FPS possível.

Aplique (e reaplique) o protetor solar conforme indicado

Aplique protetor solar 15-30 minutos antes de ser exposto ao sol e/ou sempre que necessário. Repita a aplicação pelo menos a cada 2 horas, especialmente após o banho, exercícios, secagem com uma toalha, sudorese ou após exposição prolongada ao sol.

Não se deixe pensar que a proteção só é necessária em dias quentes e ensolarados, já que queimaduras solares podem ocorrer em dias nublados ou em condições frias.

 

Veja também: 9 excelentes alimentos para quem costuma pedalar