5 Dicas de como economizar na conta de luz em casas grandes

ByPaulo Pinto

ago 3, 2022
Energia

Que a conta de energia é cara não é novidade, mas é importante saber ao certo como economizar na conta de luz para ajudar nessa questão. Muitas pessoas não sabem, mas pequenos atos no dia a dia ou detalhes no momento da construção podem interferir no valor a se pagar pela conta. Por essa razão é importante fazer uma análise certa de quais dicas são importantes para se adotar durante o mês para pagar menos no momento da fatura. Se torna ainda mais importante para aqueles casos em que a casa é grande e fica mais difícil manter o controle do gasto de energia.

Como economizar na conta de luz através das cores das paredes

É interessante pensar nas maneiras de como economizar na conta de luz pois nem sempre consistem em apenas retirar os aparelhos da tomada ou usá-los menos. Ou seja, há diversos meios de se diminuir o valor da conta por diminuir também o consumo da energia e nem sempre estão ligadas ao uso de aparelhos. Escolher a paleta certa de cores para a sua casa pode ser uma ótima ideia para quem deseja consumir menos a luz.

Isso ocorre porque cores mais claras deixam o ambiente mais iluminado e com isso pode diminuir a necessidade de se acender uma luz para enxergar, por exemplo. Ainda, cores claras não necessitam de luzes potentes e fortes para iluminar ainda mais o ambiente, pois elas já possuem essa vantagem de deixar mais claro. O mesmo não poderia ser dito em paredes com cores pretas por exemplo, já que manteria o ambiente escuro e precisaria necessariamente de iluminação.

Como fazer uma iluminação favorável para o gasto de energia

No momento de construir a sua casa é importante pensar em todos os detalhes porque nela estão alguns meios de como economizar na conta de luz. De modo geral, fazer uma iluminação natural reduz a necessidade de acender a luz principalmente durante o dia. Isto é, deixar entradas na casa para a luz solar é um dos maiores fatores que ajudam a reduzir o consumo de energia.

Isso pode acontecer por meio de diversas formas, dentre elas:

  • Portas
  • Janelas
  • Jardins de inverno 
  • Aberturas no teto com telha transparente e outros

Portanto, o melhor momento para se pensar nessas hipóteses é quando se inicia a construção e podem fazer toda a diferença no valor da conta de luz.

Quais são as melhores lâmpadas para ajudar em como economizar na conta de luz?

Pouco se sabe, mas há diferença no quanto os modelos de lâmpadas diferentes podem interferir no valor final da conta de luz. Ou seja, há algumas lâmpadas que gastam e consomem mais que outras, de modo que é preferível usar as mesmas. Portanto, para quem procura como economizar na conta de luz, saber sobre os tipos de lâmpadas pode fazer toda diferença. Para estes casos, é aconselhável dar preferência para as lâmpadas fluorescentes e de LED que consomem menos energia.

Desse modo, consumindo menos energia o valor da conta na fatura estará mais baixo e você vai atingir o objetivo de pagar menos. Essa dica possui ainda mais relevância em se tratando de casas grandes, pois a quantidade de iluminação também será maior.

Reduzir o tempo gasto com banhos pode ajudar?

Uma dica simples e eficaz de como economizar na conta de luz pode ser sobre reduzir o tempo gasto durante o banho e sobre a água quente. Isso acontece porque a água quente é responsável por consumir ainda mais energia fazendo com que o valor da conta aumente.

Do mesmo modo, o tempo que se gasta para tomar banho também interfere no consumo de energia. A situação piora quando se passa muito tempo tomando banho na água quente, pois tem ambos fatores para aumento da conta de luz. Portanto, para reduzir o consumo e o valor, basta reduzir o tempo gasto no banho e quando possível fazê-lo em água fria ou normal.

Como economizar na conta de luz retirando os aparelhos da tomada

A dica mais simples e conhecida para economizar na conta de energia é retirar os aparelhos da tomada quando não estiver usando. Isto é, tem diversos aparelhos que ficam conectados o dia todo mesmo que não estejam sendo usados e tirar eles da tomada pode fazer diferença. Claro que aparelhos de uso contínuo como a geladeira se torna inviável fazer isso, até pelo risco de estragar os alimentos. No entanto, em uma casa grande retirar os aparelhos da tomada que não se usa toda hora pode ser uma boa dica de como economizar na conta de luz.