Decoração de quarto: como ampliar o espaço

ByMurilo Azevedo

set 30, 2021
PROJETO DE QUARTO

Decoração de quarto: como ampliar o espaço

Uma boa decoração, em muitos dos casos, não diz respeito a espaços amplos. Isso porque ambientes pequenos, desde que sejam funcionais e respeitem uma estética agradável, também podem ser considerados bem decorados. Nesse contexto, uma das técnicas de decoração que muita gente deseja usar é a de tornar o ambiente com a aparência de maior. Pensando nisso, neste artigo, trouxemos algumas dicas de como você pode usar a decoração para ampliar espaço de quarto, confira abaixo! E proveita para buscar a ajuda de um arquiteto RJ

PROJETO DE QUARTO
PROJETO DE QUARTO

Use as cores do ambiente ao seu favor

Se a sua intenção é fazer com que o ambiente pareça ser maior que realmente é, então você deve apostar em cores claras, tons mais neutros e coisas do tipo. Isso porque, esteticamente, as cores claras dão um efeito de profundidade maior ao ambiente do que as cores escuras e isso acontece porque as cores escuras ficam em primeiro plano e, por isso, parecem dominar mais o ambiente.

Nesse contexto, uma boa dica é adotar uma decoração mais clarinha, por exemplo, o próprio branco (e tons dele) ou então tons mais claros de outras cores. Dessa forma, além de pintar as próprias paredes do quarto com cores claras, opte por escolher uma decoração que tenha tons similares a da parede, para dar a impressão de que o ambiente é delicado e maior do que realmente é.

Escolha os móveis com cuidado

Quando falamos em quartos pequenos, logo pensamos em um ambiente apertado e abarrotado de móveis, em que é difícil circular. No entanto, com o uso de um design inteligente, não precisa, necessariamente, ser assim. Isso porque, por exemplo, existem diversas formas de fazer uma decoração que use os móveis da sua casa de forma criativa, que ainda fique bonito e ainda seja funcional.

Nesse contexto, para conseguir que o ambiente fique mais vazio e ainda exerça as funções normais de um quarto, você pode apostar em móveis multifuncionais. Por exemplo, atualmente no mercado existem camas “beliche” nas quais a parte de baixo fica livre para você poder colocar um escritório. Ainda, tem a opção de guarda roupas modulados para caber no espaço pequeno e diversas outras opções, a dica é pesquisar.

PROJETO DE QUARTO
PROJETO DE QUARTO

Cuide bem da iluminação

Assim como ambientes pintados com cores claras passam a impressão de serem maiores que realmente são, ambientes bem iluminados também ajudam nesse efeito. E isso acontece pelo mesmo princípio: quando você está dentro de um quarto escuro, a falta de iluminação faz com que as partes escuras aparentem estar mais próximas de você do que realmente estão.

Nesse contexto, uma excelente alternativa para deixar o ambiente com um aspecto de ser maior é apostar em uma boa iluminação para o seu quarto. No entanto, ao dizer isso, não estamos falando, necessariamente, sobre comprar lustres, pendentes nem lâmpadas caras, mas sim, em aproveitar ao máximo a fonte de luz natural que tem no ambiente, ou seja, tornar as janelas e a porta um destaque.

Porém, caso a luz natural não seja o suficiente, uma dica é aproveitar disso e fazer um projeto de iluminação para o seu quarto. A dica, nesse caso, é dar prioridade a luzes indiretas e com cores frias, pois elas iluminam melhor, dão um charme especial e, ainda por cima, deixam o ambiente com um aspecto de que é maior que realmente é, melhorando ainda mais a decoração. Pesquise no Instagram outros modelos de projetos

Aposte no uso de espelhos como itens decorativos

Provavelmente você já percebeu que o uso de espelhos na parte de decoração faz com que o ambiente pareça ser maior que realmente e a explicação para isso é bastante simples: esse acessório, quando usado de maneira correta, dá a sensação de que o ambiente tem uma profundidade maior do que a que ele realmente tem. Sendo assim, uma excelente opção é fazer uso dessas peças na decoração.

Nesse contexto, para recorrer a espelho para aumentar a sensação de que o ambiente é maior não tem muito segredo. Basta que você escolha pontos centrais do ambiente (de preferência algum espaço que fique em evidência) e coloque grandes peças de espelhos (de preferência de cima a baixo, para a ilusão de óptica parecer maior). Nesses casos, vale de tudo, por exemplo, colocar na porta do guarda-roupa, na porta do quarto, na cabeceira da cama ou até mesmo na parede.

PROJETO DE QUARTO
PROJETO DE QUARTO

Opte por prateleiras

Em quartos pequenos, um acessório decorativo que precisa ser muito usado e abusado é a prateleira. Isso porque, além de as prateleiras ajudarem a compor a decoração do ambiente (você pode expor nelas a sua coleção de bonecos, pode colocar livros na prateleira, porta retratos, quadros, itens decorativos comprados exclusivamente para isso, troféus, entre outras coisas), elas também servem para acomodar objetos que talvez ocupassem muito espaço em outro local.

Sendo assim, a dica é compor a decoração do seu quarto de uma forma que seja possível usar as prateleiras ao seu favor na hora de fazer a organização. E não faltam opções na hora de aliar isso tudo com a decoração: dá para usar um estilo mais rústico, um estilo que imita decoração industrial, algo mais clássico, algo mais elegante e diversas outras opções de prateleiras.

Veja mais dicas como essa em nosso site: