Marketing Digital

Como funciona a Jornada do Cliente?

Seja uma indústria de peças para automóveis ou uma pequena confecção de uniformes, para chegar até o cliente é preciso conhecê-lo a fundo, suas necessidades, dores e desejos que são insumos para o marketing digital.

 

Dentro desse escopo, há também algo de fundamental importância para o sucesso das táticas de marketing: o conhecimento da jornada do cliente. Isso porque, é por meio desse entendimento que são baseadas as estratégias de captação de leads, ou seja, potenciais clientes.

 

A jornada do cliente que é basicamente a trajetória que ele faz até tomar a decisão de compra, é fundamentada em quatro fases:

  • Descoberta e aprendizagem;
  • Reconhecimento do problema;
  • Consideração da solução;
  • Decisão de compra.

 

Para entender cada etapa, continue a leitura.

 

Quais as vantagens de entender a jornada do cliente?

São diversos os motivos que levam a compreensão da jornada do cliente altamente relevante para as criação de iniciativas de marketing, entre as vantagens, podemos destacar:

 

  • Diminuição de gastos: ao compreender as fases que o consumidor-alvo passa para a decisão de compra, os custos e, consequentemente, os esforços de marketing são reduzidos, pois o caminho, seja para vender um maquinário industrial robusto ou um equipamento de menor valor, como um datador automático, por exemplo, é direto, evitando táticas ineficientes.

 

  • Eleva o potencial de vendas: claro que além de reduzir gastos, entender a jornada do cliente, leva a aumentar as vendas, já que esse é o seu principal objetivo, encurtar a trajetória de compra.

 

  • Auxilia na imagem da empresa: o processo leva a realização de conteúdos de alta qualidade, o que certamente traz impactos positivos na imagem da empresa, um fator de competitividade mercadológica.

 

  • Ajuda a detectar possíveis falhas no relacionamento: o processo de construir estratégias baseadas na jornada do cliente, ajuda a identificar possíveis falhas no relacionamento, auxiliando a aprimorar as ações.

 

Jornada do cliente: entenda a 4 fases

Como citamos no começo do texto, a jornada do cliente passa por 4 fases: a descoberta e aprendizagem, o reconhecimento do problema, a consideração da solução e por fim, a decisão de compra.

 

A etapa de descoberta e aprendizagem corresponde a fase inicial do relacionamento, no qual o consumidor é levado ao aprendizado sobre determinado assunto. Nesta fase, o conteúdo tem a missão de despertar o interesse, sem falar propriamente da solução.

 

Já a fase de reconhecimento do problema contempla elaboração de conteúdos que proporciona ao potencial cliente entender que tem uma necessidade e precisa de uma solução para equalizar o problema.

 

Na terceira fase, a consideração da solução é o momento em que a percepção da necessidade de resolver específico problema é aprofundada. O consumidor já observa a empresa como um canal em que pode resolver a necessidade identificada.

 

A última fase, a decisão de compra, é a hora de fato apresentar o produto como solução, ou seja, é o momento de detalhar como o item, como, por exemplo, batedeira industrial, pode sanar a necessidade de aumentar a produtividade em um restaurante.

 

Esse foi o nosso artigo sobre como funciona a jornada do cliente. Esperamos que ele tenha elucidado as suas dúvidas sobre o tema. Se gostou, aproveite para compartilhar o conteúdo nas suas redes e continue a nos seguir.

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