Saúde e Bem-Estar

Como evitar lesões corporais no trabalho?

A dor nas costas pode ser debilitante e interferir na sua capacidade de trabalhar, se movimentar e aproveitar suas atividades habituais. Muitas lesões nas costas ocorrem no local de trabalho, mesmo em trabalhos leves. Alguns deles são o resultado do desgaste ao longo do tempo. No entanto, existem várias maneiras de saber como evitar lesões corporais no trabalho.

De fato, remédios para dor de coluna podem ser uma boa ajuda no dia a dia, mas é preciso ir mais longe para obter resultados melhores e assim, ter uma melhor qualidade de vida.

Assim, ao longo desse artigo, você aprenderá mais sobre como evitar lesões corporais no trabalho.

Causas comuns de dor nas costas no trabalho

Quando a maioria das pessoas pensa em lesões nas costas relacionadas ao trabalho, elas imaginam um trauma ao levantar objetos pesados. No entanto, esse nem sempre precisa ser o caso.

As causas comuns de dor nas costas relacionada ao trabalho incluem:

  • Acidentes automobilísticos: muitos trabalhadores devem dirigir veículos a motor ou máquinas pesadas, o que aumenta o risco de lesões nas costas devido a colisões de trânsito. Um acidente de carro pode causar lesões nas costas por meio de traumas fortes, lesões por esmagamento ou lesões por penetração.
  • Tensão devido a movimentos repetitivos: mesmo movimentos repetitivos de baixo estresse podem fazer com que os músculos se apertem e rasguem ao longo do tempo. A dor de tensão causada por movimentos repetitivos ou uma lesão por desgaste geralmente aparece gradualmente. Embora ocorram gradualmente, essas lesões podem ser debilitantes e exigir cirurgia. Nesses casos, é importante ter conhecimento sobre planos de saúde que cobrem cirurgias ortopédicas 
  • Lesões decorrentes do levantamento de objetos pesados: esforço excessivo para levantar objetos pesados pode causar dor nas costas. Lesões nas costas geralmente ocorrem quando os trabalhadores se esforçam para levantar objetos pesados ou torcer seus corpos enquanto carregam objetos pesados. 
  • Treinamento inadequado: os empregadores devem fornecer treinamento de segurança adequado com base nos papéis dos trabalhadores para reduzir o risco de lesões. Isso inclui o treinamento de trabalhadores nas técnicas de elevação apropriadas, o uso seguro de escadas e equipamentos e uma boa postura.
  • Políticas ou padrões de segurança inadequados: quando as empresas não priorizam a segurança, os trabalhadores podem sofrer ferimentos. Se os funcionários estiverem sobrecarregados e com pressa devido à escassez de pessoal ou demandas de produção irracionais, é mais provável que eles sejam feridos como resultado.
  • Acidentes de deslizamento e queda: um acidente de deslizamento e queda pode causar fraturas das vértebras, hérnia de disco e outras lesões graves nas costas. Deslizamentos e quedas geralmente ocorrem no local de trabalho devido a superfícies escorregadias ou objetos soltos ao longo dos corredores.
  • Má postura ou ergonomia: trabalhadores que trabalham em posições desconfortáveis ou usam cadeiras sem o suporte ergonômico certo são mais propensos a danificar as estruturas da coluna vertebral e sentir dor nas costas.

Como evitar lesões corporais no trabalho?

De fato, as razões para ter dores na coluna são muitas, mas existem uma série de dicas para prevenir o aparecimento da dor também:

  • Exercício regular: o exercício várias vezes por semana fortalecerá o tronco e os membros, o que pode reduzir o risco de lesões nas costas. Para evitar lesões na parte inferior das costas, tente nadar, fazer alongamento pélvico ou alongamento rotativo.
  • Postura e ergonomia adequadas: manter uma postura adequada ao ficar em pé, sentado, caminhar ou levantar objetos pode reduzir drasticamente o risco de lesões nas costas. Os empregadores podem ajudar os trabalhadores de escritório a evitar lesões nas costas, fornecendo cadeiras de apoio e móveis ergonômicos.
  • Políticas seguras e razoáveis: os empregadores podem reduzir o risco de lesões nas costas e dor, mantendo cotas de produtividade razoáveis e dando aos trabalhadores tempo suficiente para descansar adequadamente.
  • Modificações de tarefas repetitivas: se se espera que os trabalhadores realizem tarefas repetitivas, os empregadores devem permitir modificações que limitem o risco de lesões. Para evitar o estresse de tarefas de elevação repetitivas, os funcionários podem usar dispositivos de elevação ou alternar entre trabalho pesado e leve.
  • Uso e manutenção adequados do equipamento: quando os trabalhadores não entendem como usar o equipamento corretamente ou o equipamento tem pouca manutenção, podem ocorrer lesões. Os empregadores podem ajudar a prevenir lesões nas costas, incentivando o uso adequado do equipamento e mantendo o equipamento em boas condições.

O que fazer se eu me machucar no trabalho?

Se você sofreu uma lesão nas costas no trabalho, você pode ter direito a benefícios da apólice de seguro saúde do seu empregador. Se o seu empregador tiver seguro, você poderá receber indenização mesmo que tenha sido culpado por sua lesão ocupacional nas costas.

Os benefícios destinam-se a pagar as despesas médicas necessárias relacionadas à sua lesão. Se você não puder retornar ao trabalho por um período significativo devido a lesões, a compensação também pode cobrir uma parte do seu salário perdido.

Se você foi ferido em um acidente de trabalho, você deve:

  • Procure atendimento médico imediato: os benefícios de alguns trabalhadores cobrirão apenas o tratamento de provedores em uma rede de cuidados de saúde certificada. Se o seu empregador faz parte de uma rede, você pode solicitar uma lista de provedores aprovados.
  • Relate a lesão ao seu empregador: você deve relatar sua lesão nas costas o mais rápido possível. Se você não notificar seu empregador sobre a lesão dentro de 30 dias, poderá perder o direito de reivindicar benefícios.
  • Siga as recomendações de tratamento do seu médico: uma das coisas mais importantes que você pode fazer pela sua saúde é seguir as ordens do seu médico. Se você seguir os regimes de tratamento prescritos e comparecer às consultas de acompanhamento, maximizará seu potencial de recuperação e mostrará às partes interessadas que sua saúde está sendo levada a sério.

Conclusão

Se você tem uma dor leve e ainda não é classificada como uma doença crônica, é possível tentar caminhos alternativos para combater o problema.

A acupuntura Unimed é uma boa opção e tem mostrado resultados muito interessantes para quem deseja aliviar a dor.

A acupuntura é uma técnica antiga da medicina tradicional chinesa. Seu objetivo é prevenir e curar certas doenças e condições, inserindo agulhas muito finas e sólidas em diferentes pontos do corpo.

A acupuntura estimula a capacidade do corpo de resistir ou superar doenças ou condições, corrigindo desequilíbrios. A acupuntura também ajuda o corpo a produzir elementos químicos que diminuem ou eliminam sensações dolorosas.

Em uma série de tratamentos, o acupunturista usará diferentes combinações de pontos e diferentes técnicas para colocar as agulhas. Essas combinações ajudam a estimular novas fontes de cura, enquanto isso é possível ver uma melhora no paciente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo