Como e por que consumir antioxidantes?
Primeiramente, consumir antioxidantes é algo que você precisa fazer se quiser ter uma vida saudável.
Afinal, essas substâncias contribuem para a saúde das células, prevenindo o câncer e o envelhecimento precoce.
Nesse sentido, os antioxidantes são produzidos de forma natural pelo corpo humano, mas é possível consumi-los através de outras fontes.
Portanto, continue a leitura desse artigo e confira como e por que consumir antioxidantes.
O que são antioxidantes?
De fato, os antioxidantes são substâncias químicas encontradas em diversos alimentos e vitaminas. Sua principal função é ajudar na eliminação dos radicais livres e assim, contribuir para a prevenção de diversas doenças.
Por que consumir antioxidantes?
Os antioxidantes previnem doenças e combatem o envelhecimento precoce, proporcionando uma vida mais saudável e cheia de disposição. Além disso, eles contribuem para:
- Diminuir o risco de vários tipos de câncer, principalmente o de próstata;
- Retardar o envelhecimento e a perda de elasticidade da pele;
- Diminuir o risco de doenças oculares, como a catarata e problemas de córnea e retina;
- Prevenir doenças cardiovasculares.
Qual é a função dos antioxidantes no corpo?
Primeiramente, no corpo humano os antioxidantes protegem as células e o material genético da oxidação. Esse processo acontece de forma natural no nosso organismo através dos radicais livres.
Nesse sentido, radicais livres são substâncias que nosso corpo produz naturalmente. No entanto, os níveis dela precisam ficar controlados para que não prejudiquem as células.
Assim, os níveis de radicais livres podem aumentar por conta de:
-
- Medicamentos em excesso;
- Tabagismo;
- Alimentação não saudável;
- Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
- Exposição solar em excesso.
Portanto, os antioxidantes são responsáveis por ajudar na eliminação dos radicais livres, prevenindo a oxidação das células.
Como consumir antioxidantes?
Você pode encontrar antioxidantes em diversas fontes. Em frutas variadas, vegetais e ervas. Assim, para consumir antioxidantes, o mais recomendado é que você tenha uma alimentação saudável.
No entanto, também é possível encontrá-los em medicamentos e suplementos naturais. Confira a seguir.
Medicamentos naturais
De fato, medicamentos naturais como a melatonina e complexos vitamínicos são boas fontes de antioxidantes. Porém, precisam ser ingeridos sob orientação médica. Confira a seguir.
Melatonina
Conhecida como hormônio do sono, a melatonina também tem um poderoso efeito antioxidante no organismo. Assim, ela ajuda a proteger as células, e atua nos processos inflamatórios.
Além disso, contribui para a prevenção de diversas doenças como a diabetes, câncer e problemas neurais.
Complexos vitamínicos
Complexos vitamínicos contêm uma variedade de vitaminas que têm efeito antioxidante.
No entanto, seu uso precisa ser moderado para não causar um efeito reverso. Portanto, antes de fazer uso deles, converse com seu médico.
Dieta balanceada
De fato, uma alimentação saudável e balanceada é a melhor fonte de antioxidantes que existe. Através dela você não vai apenas consumi-los, como também vai ingerir diversas substâncias que fazem bem à sua saúde. Confira.
Azeite de oliva
O azeite de oliva é rico em vitamina E e polifenóis, ambos com propriedades antioxidantes. Além disso, ele tem propriedades anti inflamatórias. Ambas características ajudam na prevenção de vários tipos de câncer.
Aveia
Além de ser rica em Vitamina E, a aveia possui grande quantidade de zinco e betaglucana, outros antioxidantes. Esse alimento também tem vitaminas do complexo B que ajudam a proteger o cérebro, além de dar energia.
Ademais, a aveia é fonte de fibras, o que contribui para o bom funcionamento do intestino. Tem também uma boa quantidade de silício, importante para a saúde das unhas e cabelo.
Frutas
De fato, além de serem ricas em fibras, minerais e vitaminas, muitas frutas possuem antioxidantes importantes para o bom funcionamento das células. As principais são:
- Morango: Contém vitamina C, licopeno e antocianidina, todos antioxidantes naturais;
- Uvas: contém protoantocianidina, antioxidante que contribui para o fortalecimento dos vasos sanguíneos e melhora a circulação;
- Ameixa: Rica em antioxidantes como as vitaminas A, K, C e ácido fólico;
- Açaí: Também contém antocianidina;
- Laranja: Rica em criproxantina, um antioxidante que ajuda a diminuir o risco de artrite e diminui inflamações no organismo.
Temperos
A princípio, temperos naturais são também uma excelente fonte de antioxidante. Além de muitos terem um preço acessível, com eles ainda é possível tornar a alimentação mais saborosa. Entre os temperos com maior quantidade de antioxidantes estão:
- Pimenta do reino;
- Gengibre;
- Canela;
- Açafrão;
- Orégano;
Chás
De fato, o consumo de chás traz uma variedade de benefícios para o corpo. Entre eles estão justamente as suas propriedades antioxidantes. Os principais são:
- Boldo;
- Cavalinha;
- Erva doce;
- Sene;
- Camomila;
- Alecrim;
- Amora;
- Chá-verde;
- Hortelã;
- Folha de goiabeira.
Por fim, agora que você já conhece as principais formas de consumir essas substâncias tão benéficas à saúde, comente aqui. Já conhecia todos os benefícios dos antioxidantes? Qual desses alimentos já faz parte da sua dieta?
Outrossim, vale lembrar que os suplementos vitamínicos precisam ser consumidos sob orientação médica. Cada corpo tem necessidades nutricionais diferentes, além de um metabolismo diferente.
Portanto, para consumir antioxidantes opte por uma alimentação saudável. Se quiser complementar com suplementos, converse primeiro com seu médico.