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Como atrair mais clientes com a internet

Hoje, quase todas as pessoas têm acesso à Internet. Graças a ela, você tem a oportunidade de atingir grupos-alvo específicos – pessoas que precisam do seu produto. A Internet é um meio de comunicação muito gratificante. Tudo é mensurável com precisão.

Você pode verificar como as pessoas reagem ao seu site e quais ações trazem os maiores resultados de vendas. Anúncios na TV ou na imprensa não fornecem essas estatísticas. A escolha da melhor ferramenta de promoção online depende muito do setor e das especificidades do seu negócio.

Posicionamento e campanhas publicitárias – o maior alcance possível para os clientes

A primeira maneira de alcançar seus clientes é aparecer nos resultados orgânicos do Google. Isso é o que o posicionamento do site faz. É um processo longo e demorado. Quanto tempo esperaremos pelos resultados depende da indústria, estratégia e orçamento.

O posicionamento envolve trabalhar em todo o site. São atividades que devem ser realizadas o tempo todo – mesmo que você entre no top10, sua competição ainda está concorrendo e vai querer voltar para um lugar perdido.

A maior vantagem do posicionamento é a capacidade de atingir quase todas as pessoas que precisam e procuram nosso produto, seja ele um sapato masculino ou não. Os resultados no motor de busca Google não são tratados como um anúncio, mas sim como uma resposta à consulta.

A segunda forma de atrair clientes pela Internet é investir em campanhas de publicidade do Google Ads. Isso permite que você alcance rapidamente grupos-alvo selecionados. Você paga apenas pelos cliques do usuário, ou seja, para cada visita de um anúncio ao seu site.

A maior vantagem do Google Ads é a rapidez dos efeitos – você pode iniciar a campanha em poucos dias e ver imediatamente o aumento nas vendas. Você definirá com precisão a exibição de anúncios (área geográfica, dias da semana, hora do dia) e grupos-alvo (por exemplo, por interesses, idade, riqueza, sexo).

Graças a isso, você pode alcançar, por exemplo, pessoas que estiveram no seu site, mas não realizaram nenhuma compra, e que estão a até 10 km de sua loja.

Você está começando um novo negócio e não sabe como começar a adquirir clientes?

Tudo depende da indústria – e do seu orçamento.

  • A base é uma página útil com contatos, realizações, regulamentos, ofertas, produtos. O usuário deve navegar facilmente por ele e encontrar as informações que lhe interessam;
  • Para produtos populares que as pessoas pesquisam on-line (por exemplo, várias centenas de pesquisas por mês) – recomendamos executar uma campanha do Google Ads na rede de pesquisa no início e atividades de posicionamento ao mesmo tempo;
  • Se você tiver um orçamento um pouco maior – o Google Ads pode ser compatível com anúncios do Facebook e remarketing;
  • Para negócios difíceis de encontrar ou de nicho, produtos feitos à mão – canais de mídia social ativos, marketing pessoal e aprimoramento de imagem por meio da criação de uma história única sobre os produtos funcionam bem aqui. Essa estratégia também pode ser adotada por indústrias onde a necessidade de um produto precisa ser criada (por exemplo, academias);
  • Você tem um orçamento apertado? Teste várias soluções diferentes, procure os métodos mais eficazes que lhe permitirão chegar ao cliente ideal com o menor custo possível. Infelizmente, não existem produtos prontos aqui, tudo depende das especificações do seu produto e do grupo-alvo.

Facebook ou Instagram é um ótimo complemento para qualquer forma de promoção online. A exibição regular de uma fanpage fortalece seu relacionamento com clientes em potencial. Muitas pessoas precisam de cerca de 7 a 15 contatos com uma marca antes de tomar uma decisão de compra.

Você dirige uma empresa há anos, mas não tem ideias de desenvolvimento?

Em primeiro lugar, você precisa verificar qual tráfego está chegando ao seu site, como seus clientes se comportam. Se você já trabalhou na rede antes – veja quais foram os efeitos, o que aconteceu e como isso influenciou as vendas. A base aqui é o Google Analytics – uma ferramenta para verificar o tráfego do site e a conversão de várias fontes.

É aqui que o SEO funciona bem. Você deve otimizar seu site, escolher as palavras-chave certas, se adaptar aos requisitos do Google e conduzir a criação de links. Mantenha um blog ou seção de conselhos regularmente e expanda o conteúdo do seu site.

A escolha da estratégia certa depende do seu setor

A escolha das ferramentas de aquisição de clientes depende muito do seu setor. Cada um tem sua própria especificidade e se concentra em um grupo-alvo diferente.

A seguir apresentamos soluções para diversos setores com os quais temos cooperado e com resultados mensuráveis.

Aquisição de clientes pela Internet: setor financeiro e de seguros

Ou seja: corretagem de crédito, seguros. Nesse setor, é fácil gerar um grande número de consultas por meio de campanhas publicitárias do Google Ads. Ao criar seus anúncios, tome cuidado com o vocabulário – tanto no conteúdo do anúncio quanto na página de destino.

Você deve especificar fortemente seus serviços, não use generalidades como “créditos” sem especificar. A indústria é caracterizada por um grande número de consultas, um amplo grupo-alvo e tomada de decisão rápida de clientes potenciais.

No entanto, se você se preocupa com um cliente consciente, precisa adotar uma estratégia ligeiramente diferente. Compartilhe nas redes sociais, crie um perfil no LinkedIn. Compartilhe conhecimento e eduque aqui – com conteúdo substantivo e criações gráficas curtas.

Aquisição de clientes pela Internet: desenvolvedores

Os desenvolvedores geralmente desejam obter consultas na fase de pré-construção. Aqui, a estratégia difere dependendo do tipo de investimento:

  1. Investimento de longo prazo (2-3 anos), por exemplo, uma grande propriedade construída em estágios – tente o posicionamento. A sua palavra-chave principal será “novos apartamentos + [nome da sua cidade]”. No entanto, você deve se lembrar que a primeira página de pesquisas é dominada por sites muito fortes, como OLX;
  1. Se você deseja vender apartamentos em um ano – invista no Google Ads e no Facebook Ads. Essas ferramentas permitem que você alcance com precisão as pessoas que procuram uma determinada cidade. Você pode escolher para o seu grupo-alvo, por exemplo, casais com filhos que moram na área, mas que desejam elevar o padrão do apartamento.

Aquisição de clientes pela Internet: empresas de manufatura, pequena indústria

Essas empresas podem ganhar muito com o posicionamento nos resultados naturais do Google. Também existe um grande potencial para escrever um blog – ao criar conteúdo especializado, você ajuda a tomar uma decisão de compra e se torna um especialista em um determinado campo.

É bom apoiar o posicionamento com remarketing. Mais de 90% das pessoas que visitam o site não farão uma transação.

O remarketing rastreia essas pessoas e as incentiva a agir – por exemplo, como uma fanpage no Facebook, inscreva-se em um canal do YouTube, inscreva-se em um boletim informativo. Graças a isso, você coleta informações sobre os usuários e pode contatá-los posteriormente com uma mensagem publicitária.

Nem tudo depende da agência – dê algo de você

Ao trabalhar com a agência, lembre-se de estar aberto a suas recomendações e ideias. Siga as orientações e mantenha-se informado sobre as mudanças. No entanto, nem tudo depende dela.

Para tirar o máximo proveito de seu negócio online, você precisa oferecer a seus clientes um incentivo. Pode ser um e-book gratuito, talvez uma seção extensa de conselhos, webinars gratuitos. Crie conteúdo valioso mantendo clientes em potencial perto de você.

Você pode usar ferramentas como filas de e-mail, boletins informativos, publicações nas redes sociais – mantenha-se atualizado e responda a todas as mensagens. Este será um complemento eficaz para campanhas publicitárias ou atividades de SEO – a agência pode trazer tráfego para seu site, mas dependerá muito de você se o cliente fará uma compra.

Lembre-se – mesmo que alguém não esteja interessado na transação no momento, ele pode voltar mais tarde – desde que tenha um bom contato com sua empresa.

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