ModaNegócios

A importância da sustentabilidade empresarial de fornecedores

Entender a importância da sustentabilidade empresarial na cadeia de suprimentos é uma das maneiras de proteger a sua empresa dos riscos que os fornecedores podem trazer.

No caso, estamos falando sobre questões financeiras, jurídicas, reputacionais, e também sociais e ambientais.

O conceito de sustentabilidade no meio corporativo está relacionado à capacidade que um negócio tem de lucrar e de manter uma boa saúde financeira sem que, para chegar a esse resultado, impacte negativamente a vida das pessoas e o meio ambiente.

Se você não abre mão que as atividades da sua empresa sejam realizadas a partir de boas práticas ESG, é fundamental garantir que todos que se relacionam com ela atuem da mesma forma.

É justamente neste ponto que entra a importância da sustentabilidade empresarial na gestão de fornecedores. 

Somente com a certeza de que esses parceiros comerciais trabalham respaldados sobre pilares socioambientais e de governança confiáveis é que você conseguirá evitar riscos para o seu negócio.

Veja, neste artigo, como levar esse conceito para formação da rede de abastecimento da sua empresa.

O que é sustentabilidade empresarial?

A sustentabilidade empresarial pode ser definida como um conjunto de regras, práticas e políticas internas que ajudam um negócio a funcionar e gerar lucros sem gerar impactos negativos na natureza, na comunidade que o cerca, e na comunidade de modo geral.

A ideia, portanto, é adequar a atuação da companhia à necessidade de proteção ambiental, da saúde de animais e seres humanos, tanto em curto quanto em médio e longo prazo.

Para isso, os gestores devem pensar em estratégias que levam ao crescimento da companhia, mas de modo equilibrado, sempre focando em um desenvolvimento econômico saudável e sustentável para todos.

Quais são os pilares da sustentabilidade empresarial?

Para entender a importância da sustentabilidade empresarial na cadeia de suprimentos, antes, é preciso que você conheça os pilares desse conceito, que são:

  • responsabilidade econômica;
  • responsabilidade social;
  • responsabilidade ambiental;
  • responsabilidade sobre governança corporativa.

Responsabilidade econômica

O objetivo deste pilar é promover o crescimento econômico do negócio. Para isso, os gestores precisam adotar estratégias que ajudem a melhorar a eficiência operacional, reduzir custos e elevar a lucratividade.

Porém, como já comentamos, tudo isso precisa ser feito sem afetar o meio ambiente, a rotina ou a saúde das pessoas.  

Responsabilidade social

O pilar social engloba todas as relações humanas da empresa. Isto é, diz respeito ao relacionamento que a companhia tem com funcionários, clientes, fornecedores, parceiros de negócio e sociedade de modo geral.

Para isso, é possível criar e implementar programas sociais, promover a inclusão e diversidade e, acima de tudo, respeitar os direitos humanos.

Responsabilidade ambiental

Aqui, o foco está em exercer as atividades econômicas de modo que causem o mínimo possível de impacto na natureza. 

Entre as diversas maneiras que as companhias têm de conseguir isso, estão:

  • reduzir a emissão gases de efeito estufa;
  • reciclar materiais;
  • utilizar energias de fontes renováveis;
  • evitar o desmatamento;
  • não poluir rios e mares;
  • entre outros.

Responsabilidade sobre governança corporativa

O propósito deste pilar é garantir que a empresa atue de forma transparente e ética, respeitando leis e normas.

Uma das medidas que podem ser adotadas para isso visa o combate a atos ilícitos, a exemplo de desvio de verbas, lavagem de dinheiro e corrupção.

Qual a importância da sustentabilidade empresarial na cadeia de suprimentos?

Pensando na importância da sustentabilidade empresarial na cadeia de suprimentos, é possível dizer que esse conceito protege sua empresa de diversos riscos, ao mesmo tempo em que contribui para o alcance de mais e melhores resultados, inclusive financeiros.

Ao trabalhar com fornecedores sustentáveis, alguns dos principais benefícios que poderão ser notados são:

  • aquisição de produtos/serviços com mais qualidade;
  • melhora da imagem e da reputação da sua marca;
  • destaque perante concorrentes, gerando aumento do potencial competitivo;
  • alinhamento com a atual comportamento dos consumidores, suas necessidades e expectativas;
  • aumento do poder de atração e de fidelização de clientes;
  • chances maiores de despertar o interesse de fornecedores;
  • mitigação de riscos, principalmente os jurídicos e financeiros.

Como garantir a sustentabilidade na gestão de fornecedores?

Agora que ficou clara a importância da sustentabilidade empresarial na cadeia de suprimentos, e todas as vantagens desse conceito, você deve estar se perguntando como levá-lo para o seu negócio, não é mesmo?

Essa busca deve começar logo na qualificação de fornecedores, processo no qual o time de compras e procurement avalia se a empresa fornecedora tem ou não capacidade para atender a sua.

A ideia é alinhar os valores do seu negócio ao que o fornecedor oferece, no que se refere aos critérios socioambientais e de governança.

Na prática, seria algo como verificar quais são as políticas ambientais que esse parceiro em potencial segue, e se elas são compatíveis com o que você quer para a sua empresa. O mesmo princípio vale na hora de analisar questões sociais e de governança.

Uma das melhores maneiras de ter essas respostas é avaliando certificações, licenças e relatórios apresentados pelos fornecedores no processo de homologação.

Porém, considerando que essa é uma atividade complexa, que requer a análise de diferentes pontos, o ideal é contar com um suporte tecnológico.

Utilizando um bom software de gestão de fornecedores, fica muito mais fácil avaliar o cadastro e os documentos apresentados por esses potenciais parceiros. Além disso, você consegue reduzir o tempo necessário para realização dessa tarefa e os erros que, geralmente, acontecem em conferências manuais.

Como resultado, você monta uma cadeia de suprimentos sustentável, segura e confiável de maneira muito mais eficiente e rápida.

Este artigo foi escrito pela Linkana, a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores analisem e homologuem fornecedores com apenas alguns cliques!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo