Entender a importância da sustentabilidade empresarial na cadeia de suprimentos é uma das maneiras de proteger a sua empresa dos riscos que os fornecedores podem trazer.
No caso, estamos falando sobre questões financeiras, jurídicas, reputacionais, e também sociais e ambientais.
O conceito de sustentabilidade no meio corporativo está relacionado à capacidade que um negócio tem de lucrar e de manter uma boa saúde financeira sem que, para chegar a esse resultado, impacte negativamente a vida das pessoas e o meio ambiente.
Se você não abre mão que as atividades da sua empresa sejam realizadas a partir de boas práticas ESG, é fundamental garantir que todos que se relacionam com ela atuem da mesma forma.
É justamente neste ponto que entra a importância da sustentabilidade empresarial na gestão de fornecedores.
Somente com a certeza de que esses parceiros comerciais trabalham respaldados sobre pilares socioambientais e de governança confiáveis é que você conseguirá evitar riscos para o seu negócio.
Veja, neste artigo, como levar esse conceito para formação da rede de abastecimento da sua empresa.
O que é sustentabilidade empresarial?
A sustentabilidade empresarial pode ser definida como um conjunto de regras, práticas e políticas internas que ajudam um negócio a funcionar e gerar lucros sem gerar impactos negativos na natureza, na comunidade que o cerca, e na comunidade de modo geral.
A ideia, portanto, é adequar a atuação da companhia à necessidade de proteção ambiental, da saúde de animais e seres humanos, tanto em curto quanto em médio e longo prazo.
Para isso, os gestores devem pensar em estratégias que levam ao crescimento da companhia, mas de modo equilibrado, sempre focando em um desenvolvimento econômico saudável e sustentável para todos.
Quais são os pilares da sustentabilidade empresarial?
Para entender a importância da sustentabilidade empresarial na cadeia de suprimentos, antes, é preciso que você conheça os pilares desse conceito, que são:
- responsabilidade econômica;
- responsabilidade social;
- responsabilidade ambiental;
- responsabilidade sobre governança corporativa.
Responsabilidade econômica
O objetivo deste pilar é promover o crescimento econômico do negócio. Para isso, os gestores precisam adotar estratégias que ajudem a melhorar a eficiência operacional, reduzir custos e elevar a lucratividade.
Porém, como já comentamos, tudo isso precisa ser feito sem afetar o meio ambiente, a rotina ou a saúde das pessoas.
Responsabilidade social
O pilar social engloba todas as relações humanas da empresa. Isto é, diz respeito ao relacionamento que a companhia tem com funcionários, clientes, fornecedores, parceiros de negócio e sociedade de modo geral.
Para isso, é possível criar e implementar programas sociais, promover a inclusão e diversidade e, acima de tudo, respeitar os direitos humanos.
Responsabilidade ambiental
Aqui, o foco está em exercer as atividades econômicas de modo que causem o mínimo possível de impacto na natureza.
Entre as diversas maneiras que as companhias têm de conseguir isso, estão:
- reduzir a emissão gases de efeito estufa;
- reciclar materiais;
- utilizar energias de fontes renováveis;
- evitar o desmatamento;
- não poluir rios e mares;
- entre outros.
Responsabilidade sobre governança corporativa
O propósito deste pilar é garantir que a empresa atue de forma transparente e ética, respeitando leis e normas.
Uma das medidas que podem ser adotadas para isso visa o combate a atos ilícitos, a exemplo de desvio de verbas, lavagem de dinheiro e corrupção.
Qual a importância da sustentabilidade empresarial na cadeia de suprimentos?
Pensando na importância da sustentabilidade empresarial na cadeia de suprimentos, é possível dizer que esse conceito protege sua empresa de diversos riscos, ao mesmo tempo em que contribui para o alcance de mais e melhores resultados, inclusive financeiros.
Ao trabalhar com fornecedores sustentáveis, alguns dos principais benefícios que poderão ser notados são:
- aquisição de produtos/serviços com mais qualidade;
- melhora da imagem e da reputação da sua marca;
- destaque perante concorrentes, gerando aumento do potencial competitivo;
- alinhamento com a atual comportamento dos consumidores, suas necessidades e expectativas;
- aumento do poder de atração e de fidelização de clientes;
- chances maiores de despertar o interesse de fornecedores;
- mitigação de riscos, principalmente os jurídicos e financeiros.
Como garantir a sustentabilidade na gestão de fornecedores?
Agora que ficou clara a importância da sustentabilidade empresarial na cadeia de suprimentos, e todas as vantagens desse conceito, você deve estar se perguntando como levá-lo para o seu negócio, não é mesmo?
Essa busca deve começar logo na qualificação de fornecedores, processo no qual o time de compras e procurement avalia se a empresa fornecedora tem ou não capacidade para atender a sua.
A ideia é alinhar os valores do seu negócio ao que o fornecedor oferece, no que se refere aos critérios socioambientais e de governança.
Na prática, seria algo como verificar quais são as políticas ambientais que esse parceiro em potencial segue, e se elas são compatíveis com o que você quer para a sua empresa. O mesmo princípio vale na hora de analisar questões sociais e de governança.
Uma das melhores maneiras de ter essas respostas é avaliando certificações, licenças e relatórios apresentados pelos fornecedores no processo de homologação.
Porém, considerando que essa é uma atividade complexa, que requer a análise de diferentes pontos, o ideal é contar com um suporte tecnológico.
Utilizando um bom software de gestão de fornecedores, fica muito mais fácil avaliar o cadastro e os documentos apresentados por esses potenciais parceiros. Além disso, você consegue reduzir o tempo necessário para realização dessa tarefa e os erros que, geralmente, acontecem em conferências manuais.
Como resultado, você monta uma cadeia de suprimentos sustentável, segura e confiável de maneira muito mais eficiente e rápida.
Este artigo foi escrito pela Linkana, a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores analisem e homologuem fornecedores com apenas alguns cliques!