Precisa ter um site em pleno 2024?
O primeiro site do mundo surgiu no dia 06 de agosto de 1991 por Tim Berners-Lee e desde então, milhares de pessoas e empresas escolheram também ter o seu próprio site e conquistar o seu espaço na web.
No entanto, com tantas plataformas e redes sociais que surgiram nos últimos anos, será que ainda é necessário ter um site em 2024?
A importância de ter um site em 2024
Ter um site em 2024 pode ter um peso diferente de 1991, mas não há como negar que ter uma forte presença on-line hoje em dia não é apenas uma vantagem comercial, mas uma necessidade para qualquer empresa ou negócio.
A empresa que não tem um site, ela praticamente não existe. Pode parecer absurdo, mas pense um pouco.
Quando você precisa de uma solução rápida e busca um serviço ou produto, onde você procura essa informação? Andando pelo quarteirão do seu bairro e perguntando para os vizinhos, ou digitando o seu problema no Google?
Se você não mora em uma caverna, tenho certeza de que você escolheu a segunda opção. É exatamente isso que acontece com as empresas em 2024. Se elas não estão na internet, elas não serão encontradas, ou seja, não existem!
Visibilidade on-line e credibilidade
Ter um site proporciona visibilidade on-line, permitindo que os seus clientes encontrem e aprendam sobre sua empresa.
Além disso, há muitos recursos que podem ser usados no site para otimizar o contato com os seus clientes, incluindo formulários e até o botão do WhatsApp, permitindo que a comunicação com os seus clientes seja ainda mais rápida e eficiente.
Por último, um site bem projetado transmite credibilidade e profissionalismo, criando uma impressão positiva desde o primeiro contato. Esse é o seu novo cartão de visita, então, capriche!
Vantagem competitiva no mercado
Quer sair na frente da concorrência? Tenha um site!
Um site oferece uma vantagem competitiva muito alta, porque a internet permite que clientes de várias localidades conheçam a sua empresa e seus serviços, inclusive os seus clientes podem ver a avaliação de outros clientes, servindo como prova social da sua empresa.
Além disso, ter um site é estar onde as pessoas estão. Uma pesquisa realizada pelo provedor Proxyrack, revelou que os brasileiros gastam em torno de 9 horas e 32 minutos na internet, ou seja, se você tiver um site, você terá a oportunidade de impactar essas pessoas e vender os seus produtos e serviços. Já tinha pensado nisso?
Plataforma para marketing digital
Aproveite os recursos do marketing digital para vender mais!
Se a sua empresa tem um site, você pode otimizá-lo com as estratégias de SEO para ele aparecer nas primeiras posições do Google e aumentar a sua autoridade e visibilidade.
Além disso, você pode também usar o marketing digital para vender os seus produtos, impactando o seu público com anúncios pagos e campanhas de e-mail, ou seja, aumentando as oportunidades de venda.
Por último, você pode também criar um relacionamento com os seus clientes, publicando conteúdos de valor e respondendo aos comentários.
Benefícios de um site otimizado
Ter um site só por ter, não adianta!
Ele precisa ser atrativo, otimizado e conseguir proporcionar uma ótima experiência para os visitantes. Ter um site sem otimização, é como entrar em uma loja física e encontrar tudo desorganizado, produtos sem preço e vendedores sem vontade de trabalhar.
Se o seu site não está bem-planejado, infelizmente, é essa impressão que ele está transmitindo para os seus clientes, e assim como uma loja física, é bem provável que os visitantes decidam ir embora, e comprar na concorrência.
Por isso, otimize o site e valorize a experiência de compra!
Melhoria na experiência do usuário (UX)
A experiência do seu cliente é a mais importante!
Sendo assim, você precisa garantir que o seu site seja fácil de navegar, rápido para carregar e visualmente atraente, tendo um design responsivo e intuitivo, isso não só melhora a experiência do visitante, como também reduz significativamente as chances de que ele saia do seu site rapidamente.
Além disso, quando os seus potenciais clientes têm uma experiência positiva com o seu site, é bem provável que eles escolham retornar mais vezes para consumir o seu conteúdo e até comprar os seus produtos e serviços.
Aumento da taxa de conversão
Um site otimizado gera vendas!
Segundo os dados divulgados pela Orbelo, o número de compradores digitais é de 2,71 mil milhões, ou seja, os números de 2024 já são de 70 milhões a mais do que no ano passado. Seguindo essa tendência, é provável haver um aumento de 2,7% de compradores on-line a cada ano.
Não deixe esses clientes escaparem! Invista em um site otimizado para impactar essas pessoas que estão on-line e buscam soluções rápidas para os seus problemas.
Crie uma boa experiência para esses visitantes, incluindo CTAs, call-to-actions, posicionadas estrategicamente nos conteúdos, além de formulários de contato e landing pages eficazes para aumentar a taxa de conversão.
Melhor desempenho em motores de busca
Já pensou colocar o seu site nas primeiras posições do Google?
Isso não é sorte, é técnica! Com a otimização de sites, por meio das estratégias de SEO é possível conseguir esse resultado.
As estratégias de SEO, como a otimização de palavras-chave, meta descrições, títulos e a construção de backlinks, são fundamentais para melhorar a sua posição nos resultados de busca do Google.
É claro que isso leva tempo de pesquisa, monitoramento constante e até um investimento financeiro para conseguir parceiros que aceitem publicar seus conteúdos e gerar backlinks.
No entanto, isso a longo prazo ajuda a construir a autoridade da sua empresa no Google, melhorando a sua classificação e aumentando a probabilidade de atrair tráfego orgânico qualificado para seu site.
Otimização de sites: essencial para o sucesso
A otimização do seu site é um processo essencial para o sucesso do seu negócio.
Mais do que apenas um passo na jornada digital, a otimização de sites é uma estratégia que envolve desde a visibilidade nos mecanismos de busca até a criação de uma experiência envolvente para os usuários.
Dessa maneira, a otimização do seu site é um investimento estratégico que não pode ser ignorada em 2024!
O que é otimização de sites?
A otimização do seu site é um processo que melhora diversos aspectos para aumentar o posicionamento no Google, a experiência do cliente e até as taxas de conversão.
Porém, é preciso lembrar que isso é um processo trabalhoso, que necessita de várias técnicas de SEO, pesquisas de palavras-chave e criação constante de um conteúdo de valor e otimizado para ser publicado tanto no seu site quanto em sites de parceiros, gerando backlinks.
Além disso, é importante que os títulos e subtítulos dos textos sejam atraentes e otimizados para serem facilmente localizados pelos motores de busca.
Por último, é necessário ter um monitoramento constante para avaliar o desempenho do site, verificando se ele continua sendo facilmente encontrado, compreendido e valorizado.
Técnicas de SEO on-page e off-page
Primeiramente, é importante entender que essas duas estratégias visam melhorar o posicionamento no Google, a experiência do seu cliente e aumentar a autoridade da sua empresa.
As técnicas de SEO on-page são ações que podem ser feitas dentro do seu site – por isso, são conhecidas como on-page, um termo em inglês que significa “na página”
As ações “na página”, ou SEO on-page, envolvem a escolha das palavras-chave que irão compor os textos do seu site, os títulos e meta descrições que serão utilizados, bem como as URLs descritivas, design responsivo e velocidade de carregamento.
Já com as técnicas SEO off-page, são aquelas que podem ser feitas fora do site, ou seja, ações externas que melhoram o posicionamento no Google, envolvendo as estratégias de backlinks e marketing de conteúdo.
Portanto, a otimização de sites, por meio de técnicas de SEO, é essencial para garantir que seu site seja encontrado e valorizado pelos motores de busca, resultando em mais tráfego, melhores taxas de conversão e maior sucesso para o seu negócio.