O óleo de rícino auxilia no crescimento e fortalecimento das unhas – mito ou verdade?
A natureza nos proporciona muitas formas de manter nosso corpo saudável, nutrido, hidratado e livre de muitas complicações causadas por doenças. Um desses produtos da natureza também auxilia no fortalecimento e cuidados com nosso cabelo e unhas.
O óleo de rícino, ou óleo de rícinos, extraído das sementes de arbustos que carregam o mesmo nome tem propriedades muito interessantes e é um tipo de óleo bastante conhecido, até chamado de milagroso devido a sua ação de fortalecimento e crescimento do cabelo.
Mas, o óleo de rícino também tem grandes propriedades que ajudam também com nossas unhas e fazem a diferença. Hoje eu vim solucionar a dúvida que muitos podem estar tendo agora, afinal, o óleo de rícino auxilia no crescimento e fortalecimento das unhas?
O que é o óleo de rícino?
O óleo de rícino, ou também chamado óleo de mamona, é extraído da semente do arbusto denominado Rícinos Communis, ou simplesmente Mamona, e sua extração é feita por prensagem a frio.
As sementes desta planta medicinal podem conter de 40% a 50% de óleo. O óleo de rícino é muito conhecido por tratar algumas enfermidades e por promover hidratação de cabelos, pele e até as unhas.
Muito usado também contra caspas, artrite e até mesmo prisão de ventre.
O óleo de rícino auxilia no crescimento e fortalecimento das unhas?
Nos nossos cabelos, o óleo de rícino é muito usado para hidratação e como um auxílio no crescimento dos fios, também para combater a caspa. No caso das nossas unhas, a ação do óleo é parecida, no entanto, sua utilização é mais focada na hidratação e fortalecimento.
Se o óleo de rícino auxilia no fortalecimento das unhas? Sim, ele ajuda, hidratando as cutículas, livrando-as daquele aspecto ruim de ressecado. Isso por si só já tem enorme impacto sobre a beleza e a resistência das unhas.
Como sabemos, as cutículas são responsáveis por formar uma barreira protetora no vão entre a unha e o corpo, uma espécie de porta que impede a entrada de fungos, bactérias e o surgimento de infecção.
Sua permanência na unha e os cuidados proporcionados a ela favoreceram no crescimento das unhas, mas não é exatamente o óleo de rícino que as ajuda a crescer, e sim os cuidados que ele proporciona às cutículas.
Quais são outros benefícios do óleo de rícino?
Como eu falei, o óleo de rícino tem inúmeras utilizações, suas propriedades são gigantescas e fazem deste um remédio medicinal poderoso.
Muito além de cabelos, unhas e pele, seu uso também é indicado como anti-inflamatório, antioxidante e antimicrobiano, além de possuir propriedades analgésicas e laxantes.
Seu poder de limpeza livra nossa pele e qualquer superfície do nosso corpo das muitas impurezas nas quais estamos expostos todos os dias e nem percebemos.
Em sua composição estão listados sais minerais vitamina E, ácido linoleico e ácidos graxos.
Como usar o óleo de rícino
Sua utilização é bem simples e fácil, dependendo para qual finalidade. Lembrando que sempre é bom consultar um médico antes de tomar qualquer tipo de medicamento, mesmo que seja natural, às cegas.
Essas dicas sobre seu uso são bem básicas.
- Nos cabelos: para hidratar seus cabelos da melhor maneira possível basta aplicar o óleo de rícino diretamente no couro cabeludo ou, se preferir, com o auxílio de uma máscara para hidratação. Lembrando que o cabelo deve estar limpo.
- Na pele: No caso da pele, você pode também aplicá-lo diretamente, sempre massageando a área de maneira delicada.
- Nas unhas: aplique o óleo de rícino puro em cada unha e deixe agir por 1 hora. Isso vai ajudar na proteção e hidratação das cutículas que, como explicado antes, afetará também a saúde das suas unhas.
Para prisão de ventre: nesse caso recomenda-se tomar apenas 1 colher por dia. Antes lembre-se de consultar um médico.
Existem efeitos colaterais ou contraindicações?
Sim, e muitos, mas isso não a faz ser um medicamento ruim, afinal, todo tipo de remédio tem efeitos colaterais, por isso, a consulta médica antes de utilizá-las é indispensável.
Vale lembrar que as sementes e folhas, que são de onde o óleo é extraído, são tóxicas. Não exagere no uso do óleo de rícino, sua utilização em quantidades exorbitantes seja na pele, cabelo ou unhas pode levar a irritação ou aparecimento de manchas.
Outros efeitos colaterais incluem vômito, intensas cólicas, desidratação e náuseas.
Além disso, algumas medidas contra seu uso foram estabelecidas, são eles a aplicação do mesmo em crianças, mulheres grávidas (pode vir a induzir o parto), lactantes e pessoas com obstrução intestinal ou cólon irritável.
Outras opções para fortalecer as suas unhas
Evitar a retirada das cutículas é uma opção, isso por si só já ajuda muito. Cremes e hidratantes para mãos e unhas são muito indicados para manter as cutículas bem hidratadas.
Além disso, outras opções que ajudam é mantê-las sempre bem cuidadas, longe de químicos como os presentes em produtos de limpeza no geral, por isso aconselha-se a utilização de luvas.
Para quem as pinta constantemente, evite remover com acetona. O azeite, aquele de cozinha, também tem propriedades hidratantes e auxilia no crescimento das unhas e na resistência.