Marketing digital: 5 dicas para ter sucesso na internet!

ByPaulo Pinto

set 30, 2021

Marketing digital para iniciantes: confira 5 dicas fundamentais para ter sucesso com essa estratégia!

Neste conteúdo, abordaremos o que é marketing digital para iniciantes, como funciona e 5 dicas importantes para ter sucesso com essa estratégia no ambiente online. Se você deseja saber mais sobre essa técnica, está no lugar certo. 

O primeiro passo você já deu, buscar conhecimento é um dos passos principais para construir e fortalecer uma marca na internet. Afinal, marketing digital se dá por um conjunto de estratégias e conhecer todas elas a fundo exige bastante dedicação.

A não ser, é claro, que contrate uma agência de marketing digital. Uma forma de colocar essa técnica em prática na sua marca, sem que seja necessário estudar muito sobre o tema e dominá-lo. 

De qualquer forma, em ambos os casos, é preciso compreender pelo menos o conceito básico de marketing digital para ter sucesso na internet. A nossa dica é que leia até o final deste conteúdo, também daremos dicas importantes para ter um bom desempenho nessa estratégia.  

Acompanhe!

Marketing digital: o que é? Como funciona? Como fazer dar certo?

Atrair novos clientes, fidelizá-los e manter um bom ritmo de crescimento é o desejo de toda empresa, independentemente do segmento e porte atual. Isso porque, os consumidores e as vendas são fundamentais para aumentar o faturamento, pagar fornecedores, arcar com os custos de produção e operação, entre outros aspectos de seu funcionamento. 

Para isso, hoje a internet e – especialmente – o marketing digital se tornaram uma grande aliada. Com essas ferramentas, as empresas podem traçar estratégias no ambiente virtual para divulgar seus produtos e serviços, fortalecer a marca e levar sua mensagem para qualquer lugar do mundo, com apenas alguns cliques.

Segundo pesquisas, o brasileiro passa mais de 9h por dia na internet, navegando pelas plataformas digitais. Uma empresa que divulga nessas redes está onde o seu público passa grande parte do tempo.

Por outro lado, empresas que resistem a investir na internet, estão perdendo espaço, clientes e consequentemente, dinheiro. Estão deixando para trás uma chance de crescer e ter uma organização de sucesso.

Mas, afinal, o que é marketing digital? Este conceito se dá pelo processo estratégico de atrair, reter clientes e melhorar o relacionamento de marcas e empresas com o público-alvo por meio de ferramentas e mecanismos da internet.

Trata-se de um conjunto de técnicas aplicadas em diferentes âmbitos do mundo digital. Para isso, a empresa que faz marketing digital, usa diversas tecnologias, como sites, blogs, e-mail marketing e em buscadores como o Google, para divulgar e ampliar o alcance de suas divulgações.

O marketing digital pode ser feito nas redes sociais, as plataformas mais utilizadas pelas pessoas, como no Facebook, Instagram, Linkedin, WhatsApp, Twitter, Twitch, TikTok, Youtube e outros. 

 

Quais as técnicas de Marketing Digital?

Como dissemos, marketing digital é um conjunto de estratégias. Quais são elas? As empresas podem aplicá-las separadamente ou todas ao mesmo tempo, depende da necessidade, presença online do público-alvo e objetivo da marca.

Existe a técnica SEO, uma técnica para melhorar o ranqueamento do site em no Google e outros buscadores. Também tem a estratégia de performance, que se dá pela divulgação de anúncios pagos nas plataformas e redes sociais.

Gestão de mídias sociais, email marketing, desenvolvimento web são outras boas técnicas de marketing digital. Todas são extremamente vantajosas e trazem resultados diferentes para as marcas.

Então, é preciso conhecimento em cada uma delas para entender qual a ideal para a empresa. Muitas vezes, a organização investe em anúncios no Facebook, porém, o público da marca está mais presente no Youtube. 

Todo o investimento vai por água abaixo e o anúncio não tem o retorno esperado.

Agora que tem o conceito em mente, vamos às dicas de como realizar estratégias de marketing digital com sucesso. São 5, todas são super importantes. Acompanhe!

 

O primeiro passo é realizar um planejamento estratégico

Muitos se esquecem, no entanto, o primeiro passo é montar um planejamento estratégico de marketing digital. Nenhuma marca deve começar a ter presença digital sem traçar um plano de ação.

Este documento servirá de guia para todo o resto da estratégia. No planejamento, é preciso ter o público-alvo da marca, a persona bem estruturada, qual o orçamento definido, quais as estratégias serão usadas, metas, objetivos a curto, médio e longo prazo, entre outras informações importantes.

Sem essas informações, a empresa poderá se perder nas estratégias, perder dinheiro e não atingir resultados positivos. Então, esse é o primeiro passo. 

 

Estabeleça um público-alvo

Identificar o público-alvo da marca é fundamental para diversas estratégias corporativas. Em marketing digital, isso é ainda mais importante. Todo mundo está na internet, mas nem todos se interessam pelo seu produto ou serviço.

Então, não tem motivo nenhum para direcionar um anúncio, por exemplo, para um grupo de pessoas que não vão comprá-lo e gerar resultados para empresa.

Exemplo: Um adolecente não se interessará por divulgações sobre crédito para financiamento de imóveis. É um público totalmente diferente. Entretanto, com certeza, há mais chances de que eles queiram ver publicidades sobre roupas, acessórios e outros itens da moda. 

 

Identifique sua presença online

Com o público-alvo em mente, o próximo passo é identificar onde essas pessoas estão, em quais plataformas e redes sociais essa persona passa seu tempo e usa para realizar compras.

Como dissemos, a estratégia deve ser direcionada e publicada exatamente onde as pessoas que se interessam pelo produto estão. Somente assim, a empresa obterá resultados e o retorno esperado com o marketing digital.

 

Use a linguagem do público-alvo

Nos anúncios, conteúdos para blog, posts em mídias sociais e até mesmo no site, as empresas devem utilizar a linguagem que seu público-alvo está acostumado e gosta de consumir.

Não adianta ter um conteúdo técnico, cheio de palavras difíceis se a sua persona é leiga no assunto. Ela não entenderá nada, não se conectará com a estratégia e provavelmente, não vai virar um cliente.

Parece um detalhe, mas não é! Preste bem atenção nessa condição para perder oportunidades.

 

Disponha de um orçamento justo

Por fim, a última dica é sobre orçamento. Isso porque o marketing digital é uma estratégia acessível, não requer grandes investimentos. É possível investir em técnicas com poucos reais.

No entanto, quanto mais – e mais certeiro – for o orçamento, a empresa terá resultados melhores. Então, estipule investimentos de acordo com as possibilidades, necessidades e metas da organização.

Nem mais, nem menos. Lembre-se: cada estratégia de marketing digital pode exigir quantias diferentes de acordo com seus objetivos, então saiba depositar corretamente o seu orçamento.

Bônus: a última dica é contratar uma empresa, se você não tem tanto conhecimento na área. Somente assim terá bons resultados!