Como ser estilosa com roupas simples?

ByPaulo Pinto

mar 26, 2021

Não é todo mundo que sabe, mas para se vestir bem não é necessário usar roupas de alta costura, ou grifes  famosas. É possível estar elegante com coisas que você certamente tem no seu armário.

 

Separamos algumas dicas especiais para você que não quer fazer reformas em roupas ou comprar alta costura para ficar na moda. Veja como tudo pode ser mais simples do que você imagina!

 

1. Evite roupas muito genéricas

 

O segredo para ter uma aparência elegante é usar apenas as coisas que você adora. O maior erro é comprar roupas muito genéricas que não vão fazer a menor diferença quando se trata de transmitir sua personalidade

 

Pense em quantas coisas você comprou apenas porque cabia, estava à venda, você precisava de algo ou mesmo todas as opções acima.São peças que, normalmente, não refletem o seu estilo, mas que você comprou mesmo assim.

 

Esse tipo de roupa não vai agradar você por muito tempo e logo vai ficar jogada no fundo da gaveta. Portanto, evite fazer essas escolhas e opte sempre por peças que estejam de acordo com sua personalidade.

 

2. Se desfaça de roupas muito antigas

 

Algumas pessoas costumam guardar roupas por anos ou décadas. Não há problemas em tê-las como recordação, mas usá-las no dia a dia já é outra história. 

 

Você há de convir que a moda é volátil e passageira, certo? Todo ano coisas entram e saem de tendência. Imagine usar a mesma calça durante 20 anos. Quantas tendências ela vai atravessar, não é mesmo?

 

Então, não é necessário comprar roupas novas todos os anos, mas aposte em peças atemporais com combinações que estejam em alta, por exemplo. 

 

Ficar ciente das tendências e das mudanças esperadas na moda ajudará a treinar seu olho para perceber quando uma peça não está mais em dia. Além disso, pergunte ao seu melhor amigo, irmã ou filha; eles vão te dizer a verdade

 

3. Escolha uma paleta de cores neutras

 

Essa é uma dica mais direcionada a quem gosta de um estilo mais clássico, roupas mais elegantes e menos chamativas. A ideia das cores neutras é que, tanto em roupas populares quanto em alta costura, elas permitem uma vasta gama de combinações. 

 

Na outra ponta estão pessoas que adoram cores, estampas e padrões. Também é permitido.  Nesses casos os cuidados devem estar mais voltados para a modelagem e a costura da roupa. 

 

Padrões e estampas estão sempre em alta, mas permanecem evoluindo. Uma animal print de hoje é bem diferente da dos anos 70, por exemplo. Observar isso já é o suficiente para não ter problemas .

 

Uma outra aposta certeira é o preto. Mesmo sendo mal visto por alguns, ele é um coringa muito bem vindo ainda hoje. Roupas totalmente pretas se traduzem em tantos estilos. Desde um estilo punk rock até um mais clássico e comedido. Tudo vai depender do corte e do caimento. 

 

O preto esteve e sempre estará em alta. Grandes damas da sociedade já eternizaram looks e ditaram moda com preto da cabeça aos pés. Portanto, o investimento na cor é super permitido.

5. Invista em atualizações simples

 

Mais do que roupa, um look é definido muitas vezes pela sua composição. Fazem parte disso:

 

  • Um cardigan, casaco ou jaqueta
  • uma bolsa de boa qualidade e em harmonia com a roupa
  • um sapato que é usado diariamente

 

Ao combinar um item de maior qualidade em sua roupa do dia a dia, você adiciona um elemento sofisticado que cria um estilo elegante.

 

Dicas de looks simples e elegantes

 

Agora veja algumas combinações mestras que servem para as mais variadas ocasiões e estão presentes no guarda-roupas da maioria das mulheres.

 

Jeans e camiseta

 

Agora, com o retorno da moda dos anos 90, muito tem se falado em calça mom e camiseta de personagens. Pois é sobre essa tendência que vamos falar agora. 

 

Esse look é adequado para diversas ocasiões e para todas as idades. As composições podem ser variadas. Nesse caso, o que vai definir o grau de formalidade são os acessórios e as peças extras. 

Imagem de Milada Vigerova por Pixabay 

 

Um jeans, uma camiseta, uma jaqueta estruturada e um scarpin deixam você pronta para uma reunião de negócios,  um atendimento em seu consultório, uma visita técnica e muitas outras formalidades.

Reprodução Marina Peixoto

 

Se essa mesma composição receber um tênis no lugar dos sapatos, você estará pronta para um passeio à tarde, um cinema, um lanche com as amigas e muito mais. O mesmo acontece se você coloca uma sandália rasteira ou chinelo.

 

Vestido estampado

 

Uma peça que não pode faltar. Vai bem com salto, chinelo e tênis. Entra e sai muito bem em qualquer ocasião e evento. Assim como as combinações anteriores, compor um look com jaquetas pode ser a chave para destravar muitas opções. 

 

Uma grande vantagem é o fato de ele ser mais fresquinho, o que agrada a mulherada no Brasil. Um país tropical não poderia nos negar essa maravilha de vestimenta. 

 

T-shirt e shorts

 

Esse look também é muito bem vindo para nosso clima tropical. Além de confortável, ele pode ser utilizado em diferentes ocasiões. 

Imagem de Rich Ortiz por Pixabay

 

Existem muitos estilos de shorts, uns mais larguinhos, outros mais justos. Além de combiná-los com as camisetas tradicionais, ainda dá pra colocar uma blusa de cetim, um casaco de tricô ou um body. Ele vai bem com tudo. 

 

Veja aqui mais 30 propostas de looks com camisetas e jeans. Agora que você sabe que dá pra se vestir bem sem alta costura ou sem precisar fazer reforma em roupas, basta usar sua imaginação!

 

.