Como escolher a bancada de cozinha?

bancada de cozinha

Como escolher a bancada de cozinha?

A cozinha tem várias utilidades e nela fazemos diversas atividades, como preparar os alimentos para cozinhar, organizar as compras, fazer um lanche e várias outras. Tudo isso é feito geralmente em um local, a bancada da cozinha. Esse item tem muita versatilidade e faz parte e faz parte daquele ambiente, ou seja, ele está intimamente ligado a decoração e a utilização da cozinha. Dessa forma, é necessário escolher uma bancada que seja útil e ao mesmo tempo se encaixe naquela decoração, criando um ambiente aconchegante e agradável.

E é justamente pensando na forma de criar uma harmonia entre a bancada de cozinha e a cozinha que nós decidimos trazer este artigo. Dessa forma, se você está pensando em comprar ou trocar a bancada da sua cozinha, porém, ainda não sabe como escolher uma nova, nós recomendamos que continue conosco na leitura deste artigo para ficar por dentro de todas as dicas que reunimos sobre o tema, de forma a tirar quaisquer dúvidas que venham porventura a surgir.

bancada de cozinha
bancada de cozinha

 

Escolha as dimensões da bancada de sua cozinha

O tamanho da bancada da cozinha pode variar bastante, haja vista que ele pode depender tanto da pessoa que irá cozinhar quanto da finalidade para qual a bancada será utilizada. A título de exemplo, uma bancada de pia tem um tamanho que varia entre 85 a 92 cm de altura, enquanto uma bancada de cozinha pode variar entre 90 a 97 cm, portanto, é algo que varia do gosto de cada pessoa, a depender do seu tamanho e da utilização, peça ajuda de um arquiteto para que ele desenhe essas medidas

Para as pessoas que preferem escolher uma bancada mais alta para colocar na sua cozinha, visto que essas são ideais para refeições e lanches, o ideal é escolher aquela cuja altura não ultrapasse 110 cm. O ideal seria encontrar uma bancada de cozinha com 105 cm, uma vez que é muito mais fácil encontrar bancos que sejam proporcionais a ela, visto que é horrível se sentar em uma mesa em que os bancos são muito altos ou muito baixos, causando desconforto.

Já para quem está em busca de uma bancada de cozinha um pouco mais baixa, o indicado é optar por uma cuja altura seja mais ou menos 75 cm, contando do piso até a parte de cima. Entretanto, se mesmo assim você quiser cozinhar com uma bancada maior, pode escolher uma com uma altura de até 100 cm em média, pois ela proporciona mais ergonomia na hora de preparar os alimentos que irão ao forno.

bancada de cozinha
bancada de cozinha

Prese atenção nos materiais utilizados na bancada

Se a bancada utiliza materiais a base de resina ou quartzo, ela é considerada muito mais resistente que a maioria. Isso porque, materiais como esses não possuem poros, algo que também pode ser encontrado em alguns tipos de rochas naturais, como o granito. Esses materiais que não possuem poros têm menos chances de pegar manchas bem como possuem uma grande resistência e durabilidade.

Uma ótima vantagem de usar bancadas de resina ou quarto na sua cozinha diz respeito a higiene do local. Isso porque é mais difícil para as bactérias se proliferarem nesses materiais, uma vez que eles não apresentam um material favorável. Além disso, essas bancadas de cozinha, na maioria das vezes, podem ter garantia de fábrica, diferente do que ocorre com bancadas que utilizam materiais naturais.

No que tange a bancada de granito, ela é feita de uma pedra natural, bastante encontrada em nosso país, podendo utilizar várias cores que combinam com a decoração da cozinha. No geral, a bancada de granito é uma excelente opção no que diz respeito ao seu custo-benefício, porém, é necessário ter alguns cuidados especiais para evitar a sua deterioração, como não utilizar nenhum tipo de ácido para sua higiene, uma vez que essa fórmula poderá manchá-la.

bancada de cozinha
bancada de cozinha

Beleza ou praticidade?

Muitas pessoas acham que para ter um, é necessário excluir o outro. No entanto, como sabemos, é possível ter uma bancada de cozinha bonita e prática. Atualmente, existem opções de bancadas feitas com vidro, madeira e nanoglass. O vidro e o nanoglass são ótimas opções, pois suportam o calor com mais facilidade, entretanto, são riscados e manchados com facilidade. Já a madeira é um material um pouco mais delicado, além disso, não tem resistência à água ou temperatura, sendo apenas mais bonita do que os demais. Dessa forma, ao escolher uma das opções, é necessário saber exatamente qual será o seu uso, evitando que eles venham a ser danificados pela água ou por arranhões,

Mantenha alguns cuidados básicos

Geralmente, os cuidados necessários à manutenção da bancada de cozinha são muito simples e não demandam muito esforço por parte da pessoa. Para isso, é necessário apenas usar uma esponja, água limpa e detergente neutro. Apenas esses itens jã são suficientes para higienizar a bancada e manter o local livre de bactérias.

É interessante evitar o uso de produtos químicos que contenham em sua fórmula componentes ácidos, pois eles acabam por corroer o material da bancada. Além disso, também é interessante evitar colocar louças quentes sobre a bancada. Isso porque a alta temperatura desses itens é capaz de danificar toda a estrutura da bancada. Não esqueça de pesquisar por decoradores e escritório de arquitetura no Rio de Janeiro para ajudar na execução do projeto.