Decoração moderna de sala de estar

ByTiago Carvalho

abr 18, 2022
Decoração moderna de sala de estar

É possível transformar o ambiente investindo em itens-chave de acordo com cada orçamento

Uma das primeiras palavras que vem à mente quando o assunto é decoração moderna é a despesa. Afinal, a sofisticação e a adequação às novas tendências demandam um investimento financeiro alto, certo?

A resposta é: depende! O que vai ditar se uma decoração é moderna ou não são as escolhas estratégicas feitas na hora de comprar os itens, organizar os cômodos e acrescentar detalhes na decoração.

Comprar um sofá, investir em quadros ou mudar a cor das paredes. Todos esses passos podem ajudar a construir uma sala de estar moderna, como veremos a seguir.

 

Afinal, o que é uma decoração moderna?

Não existe uma resposta única para essa questão, afinal, a decoração leva diversos fatores na sua constituição e definição. Podemos considerar uma decoração moderna, aquela que segue as últimas tendências do mercado de design de interiores.

Isso não quer dizer que o ambiente precisa seguir uma só tendência ou aplicá-la em todos os detalhes, portanto, é possível construir uma decoração moderna de diversas maneiras, agradando diferentes públicos.

Atualmente, a decoração segue um viés mais prático, simples e funcional. O minimalismo e a predominância de cores neutras refletem essa tendência, que busca construir ambientes elegantes e que atendam as necessidades do dia a dia.

Antes de partir para a escolha de móveis, revestimentos e itens decorativos, é necessário delimitar o ambiente e listar quais itens são essenciais para a sua construção, como apontado abaixo.

 

Quais itens não podem faltar na sala de estar?

Essa é a primeira pergunta que deve ser feita, antes mesmo de partir para a escolha dos itens. Assim, fica mais fácil organizar a lista de compras e priorizar o que pode ser realizado no momento.

A seguir, é possível encontrar uma lista básica de itens necessários para montar uma sala de estar moderna:

  • Sofá;
  • Cortina;
  • Rack;
  • Mesa de centro ou móvel de apoio;
  • Tinta ou papéis de parede;
  • Almofadas;
  • Quadros e objetos decorativos;

A partir dessa lista, é possível adicionar itens conforme o gosto pessoal, orçamento e o espaço disponível no ambiente que receberá novos ajustes na decoração.

 

Como combinar cores e estampas modernas?

Ao trabalhar com novas cores e estampas, essa dúvida pode surgir. Cada caso deve ser analisado separadamente, mas é possível aplicar algumas regras básicas para evitar que a decoração não fique harmônica.

No caso das cores, o melhor caminho para acertar em cheio é priorizar os tons neutros como o cinza, o preto e o branco na maior parte dos itens. As cores mais vibrantes como o laranja e o azul podem ser aplicadas nas almofadas, itens de decoração e cortinas. Observar o círculo cromático também pode ajudar na escolha da paleta de cores.

As estampas, por sua vez, devem seguir um padrão único para evitar um ambiente visualmente conflitante. Assim como as cores vibrantes, as estampas podem ser aplicadas em detalhes menores, equilibrando o conjunto da sala de estar.

 

Tendências simples que podem ser aplicadas na sala de estar

Uma vez que foram escolhidos os itens básicos, é possível seguir para a etapa final: aplicar tendências simples que conferem um ar moderno para o ambiente. A seguir é possível encontrar 3 dicas de tendência que se adequam a diferentes orçamentos.

 

Uso de plantas — investimento baixo

A presença das plantas na decoração vem ganhando cada vez mais força. Nas salas de estar, não é diferente. Para dar um toque moderno na decoração, é possível investir em arranjos na mesa de centro ou no uso de plantas suspensas, como a samambaia.

 

Quadros e papéis de parede — investimento médio

Esses itens já são velhos conhecidos da decoração, mas, também podem fazer parte dos designs modernos. Papéis de parede geométricos e quadros amplos com temas divertidos são ótimas escolhas.

 

Iluminação suspensa — investimento alto

A iluminação consegue mudar totalmente o ambiente. Para tornar a sala de estar mais moderna, é possível recorrer à iluminação suspensa, adequando os pontos de luz conforme a disposição dos móveis e o uso do ambiente.