5 cuidados essenciais para toalhas

ByPaulo Pinto

nov 22, 2021
Toalhas

Sabemos que os cuidados com a higiene são fundamentais, mas sabia que, apesar de sua única função ser a de secar nosso corpo e rosto, as toalhas também precisam de cuidados especiais no quesito de higienização?

Toalhas

Muitas pessoas, com a correria do dia a dia, se esquecem, mas é fundamental seguir algumas dicas para manter as suas toalhas sempre limpas, cheirosas e em bom estado de conservação. Por esse motivo, criamos este artigo com as melhores dicas de lavagem e secagem para que você passe a fazer os devidos cuidados necessários com as suas toalhas de banho e rosto!

5 cuidados essenciais para toalhas

Abaixo, seguem os cinco cuidados essenciais que devem ser tomados com relação as toalhas da casa:

Individualidade

Quando o assunto é sobre individualidade nos produtos de higiene, muitas pessoas apenas se lembram que o ideal é não compartilhar escovas e roupas íntimas, mas será que realmente são só esses dois itens que não devem ser compartilhados? 

Existem diversos fatores que motivam o não compartilhamento de peças íntimas e produtos de higiene pessoal, sendo a maioria, os mesmos para o não compartilhamento das toalhas, como, por exemplo, a contaminação pelo vírus HPV, que pode resultar em câncer.

Por isso, evite ao máximo compartilhar suas toalhas, mesmo que seja para uso de seus familiares! Os cuidados com a higiene devem sempre ser priorizados para evitar futuras dores de cabeça.  

Lavagem

E agora um dos pontos principais: a lavagem da sua toalha. Será que a forma que você está lavando sua toalha está correta? Simplesmente colocar as toalhas na máquina de lavar roupas como muitas pessoas fazem não é o ideal, até porque, as toalhas devem ser lavadas separadas de outros tipos de peças, já que, caso forem lavadas junto aos outros tipos de tecidos, como as roupas, por exemplo, podem acabar surgindo as famosas “bolinhas brancas” que muitos odeiam, sem contar que também podem se desgastar ainda mais rapidamente.

Portanto, separe todas as toalhas a serem lavadas e não as misture com outros tipos de peças.

E o que usar para lavar suas toalhas? Diferente de lavar peças de roupas, não se deve usar amaciantes na lavagem das toalhas, pois isso tende a deixar a fibra da toalha impermeável e seca, de forma que, quando você precisar se secar, a toalha não absorva a água do corpo.

Mas o que usar, então? Um produto muito indicado como substituto do amaciante na lavagem das toalhas é o vinagre branco, que ajuda a desinfetar a fibra e ainda proporciona mais maciez e suavidade ao toque.

Portanto, a ordem correta seria lavar as toalhas normalmente, com sabão, enxagua-las e depois adicionar um pouco de vinagre branco, deixar agir e enxaguar novamente.

Nunca deixe a toalha dentro da máquina de lavar roupas por muito tempo, pois além de poder acarretar um mau cheiro, também pode embolorar suas toalhas, deixando-as com aspecto visual nada higiênico, portanto, coloque-as para secar assim que a lavagem for finalizada.

Outro ponto que não podemos deixar de citar é: nunca deixe as suas toalhas de molho! Se suas toalhas ficarem muito tempo submersas de molho com água e sabão, também podem acabar perdendo seu poder de absorção e ainda apresentar mau cheiro, por isso, apenas lave como indicado acima.

Quanto a quantidade de produto, não exagere no sabão, já que além de precisar de mais água no enxágue, o excesso de sabão faz com que o tecido da toalha se desgaste ainda mais.

Secagem

Agora, vamos a um outro ponto importante, a secagem das toalhas. Será que o ideal é secá-las na máquina secadora ou deixá-las no varal secando ao ar livre? As toalhas podem ser secadas onde você preferir! Seja na secadora ou no varal, ambos métodos de secagem são ideais para que a toalha fique seca, não perca sua qualidade e nem sofra danos em sua fibra! Mas é claro, que na secadora, você as terá secas muito mais rapidamente.

Mas caso prefira deixar a toalha secando no varal, deixe-a na sombra para que não tenha sua fibra ressecada pelo sol.

E lembre-se que não é necessário passar suas toalhas antes de guardá-las, já que as toalhas são apenas para uso pessoal e muitas pessoas afirmam que o ferro pode prejudicar a fibra da toalha, deixando-as ásperas e sem absorção.

Um ponto extremamente importante, é não deixar a toalha no banheiro. Terminou de usar? Coloque-a para secar no varal! 

Ventilação

Manter suas toalhas em ambientes de maior umidade não é recomendado, portanto, deixe-as sempre em locais secos e arejados para evitar fungos e bactérias, nunca coloque uma toalha sobre a outra no varal.  

Armazenamento

Para guardar suas toalhas com cuidado, o ideal seria separar uma parte de seu closet para elas! Dobre-as como preferir e guarde-as em um espaço reservado. Assim, quando você precisar, terá toalhas limpas e fáceis de serem encontradas!