7 cuidados essenciais ao lavar suas toalhas de banho

ByPaulo Pinto

nov 6, 2021
Toalhas

Manter suas toalhas de banho sempre limpas e cheirosas exige atenção especial, afinal, mais do que itens que servem para enxugar o corpo, elas são uma das principais ferramentas na manutenção da higiene e da saúde do corpo na hora do banho.

Desta forma se faz necessário lavar as toalhas de maneira correta para que permaneçam limpas, macias e tenham sua vida útil prolongada. 

Temos certeza que você não que que suas toalhas envelheçam e tenham que ser trocadas a cada ano porque usá-las se tornou uma tortura, pois perderam a capacidade de absorver a água do corpo e mais parecem lixas de tão ásperas.

A lavagem correta das toalhas é uma prática fundamental para que elas continuem cumprindo sua função e você continue encontrando no banho um momento de prazer e relaxamento.

Pensando nisso, elaboramos este texto trazendo os principais cuidados na hora de lavar suas toalhas e por que esse processo é tão essencial. Vamos lá?

Por que devemos ter alguns cuidados ao lavar toalhas de banho?

O cuidado na hora da lavagem das toalhas está relacionado não só a conseguir higienizá-las e deixá-las limpas.

Por mais que estejamos limpos após o banho, seu uso diário da toalha a torna um ambiente propício para a proliferação de microrganismos, como ácaros, fungos e bactérias, provenientes dos fluidos corporais, das células mortas que não são eliminadas inteiramente durante o banho e do manuseio errado que muitos fazemos delas.

Ações como deixar as toalhas emboladas em quaisquer lugares, ou colocá-las em locais úmidos e que dificultem sua total secagem a cada banho, ou demorar mais de uma semana para trocá-la, são facilitadores para aparecimento de mofo, e desenvolvimento desses germes.

Apenas durante a lavagem é possível se livrar inteiramente desses inconvenientes, portanto, ela precisa ser cuidadosa para que a toalha não venha a se tornar vetor de doenças, infecções e incômodos que possam prejudicar a saúde.

Quais os riscos de não tomar os devidos cuidados na lavagem de toalhas? 

A higiene é o maior segredo para a prevenção de doenças, e ter cuidado com suas toalhas faz parte disso. 

Uma lavagem errada ou mal realizada não contribui para a eliminação total de germes oportunistas, além disso, o risco de estragar a toalha precocemente é muito grande, veja porquê:

  • O uso incorreto de materiais de limpeza tornam as toalhas ásperas e as deixam ressecadas;
  • A vida útil de sua toalha é reduzida drasticamente, e mais cedo ou mais tarde, será necessário renová-las;
  • Os resíduos dos produtos de limpeza podem permanecer nas toalhas;
  • Faz com que percam sua capacidade de absorção e não cumpram sua função plenamente, etc.

Cuidados essenciais ao lavar suas toalhas de banho 

Veja agora os principais cuidados que você deve tomar ao lavar suas toalhas. Estas dicas são essenciais para manter sua integridade e funcionalidade, então não deixe de incorporá-las na sua rotina de limpeza.

1. Lave as toalhas separadamente

Na hora de lavar, separe suas toalhas de outras roupas, evitando que estraguem no processo, sejam desfiadas por zíperes e botões, por exemplo.

Toalhas devem ser lavadas juntas e de preferência separadas por cor (brancas e coloridas) para que não manchem ou desbotem.

2. Utilize o ciclo de lavagem adequado 

Se você tem máquina e costuma lavar suas toalhas nela, atente-se para escolher corretamente o ciclo de lavagem indicado para estas peças.

Este ciclo inclui, geralmente, enxágue duplo, fundamental para que todo o resíduo ainda preso na toalha ao fim da lavagem, seja eliminado.

3. Evite o uso de água quente 

O uso de água quente é recomendado eventualmente em toalhas muito sujas, pois ajudará no amolecimento das fibras e facilitará o processo de limpeza com uso de bicarbonato ou sabão.

Se este não for o caso, evite, pois a água quente pode desbotar e encolher as toalhas. No geral, as toalhas devem ser lavadas em água fria.

4. Não utilizar alvejantes 

Alvejantes e produtos a base de cloro não devem ser utilizados, mesmo em toalhas brancas.

Além de correr o risco de desbotar e danificar o tecido em caso de toalhas coloridas, podem amarelar as peças brancas.

5. Não use amaciantes

Por mais que pareça estranho, o uso de amaciantes deve ser abolido do processo de lavagem. Isso porque eles criam uma camada gordurosa nas fibras das toalhas e são um dos principais fatores para que elas percam a capacidade de absorção, se tornando impermeáveis e ressecadas. 

6. Atente-se à secagem 

Nunca coloque suas toalhas para secar diretamente sob o sol, o calor danifica as fibras, fazendo com que fiquem enrugadas e ressecadas, e desbotem tecidos coloridos com mais facilidade.

O ideal é que as toalhas sequem na sombra, em local ventilado e arejado.

7. Não passe suas toalhas com ferro

Se você tem costume de passar suas toalhas, é importante que saiba que a quentura do aparelho prejudica suas fibras, tornando-as ásperas, retirando o brilho e faz com que pecam a eficiência na hora de enxugar o corpo.

O ferro a vapor também é contra indicado, pois cria um ambiente úmido perfeito para a proliferação de bactérias.

Como pudemos ver, a lavagem é uma das etapas mais importantes para o cuidado efetivo com suas toalhas. Com essas dicas, você aproveitará todo potencial que sua toalha pode oferecer. Portanto, não deixe de segui-las!