Como usar mapas mentais de forma eficiente

ByPaulo Pinto

dez 1, 2021
Mapa mental

Sabemos que hoje em dia, devido a correria, muitas pessoas não conseguem se organizar e principalmente focar em todos os seus objetivos, seja a curto, médio e longo prazo. Por isso, este artigo irá te mostrar uma estratégia de planejamento denominada mapa mental, que é excelente para planejamento dos estudos, trabalhos e com ele você irá conseguir administrar todos os seus compromissos pessoais e metas a serem alcançadas.

Confira abaixo, algumas dúvidas, vantagens e como você pode usar e fazer o seu mapa mental de forma mais eficiente para o seu dia a dia. 

O que são mapas mentais

O mapa mental consiste basicamente num diagrama que é feito a partir de uma ideia central que você vai ampliando e deixando ele mais ramificado, é como se você fosse colocar todos os seus pensamentos, planejamentos, programação de estudo que você não pode perder como as provas e entregas de trabalho, ou seja você pode colocar exatamente tudo nesse mapa mental e claro ele só irá funcionar se você estiver sempre seguindo aquele planejamento e sempre atualizando para sua própria facilidade no uso.

Ele é muito simples, funciona basicamente como se fosse os neurônios de um cérebro que possuem diversas ramificações, então você irá colocar ali tudo que for facilmente visível e identificável. Agora que você já tem um pouco de noção do que é um mapa mental, prossiga abaixo para saber mais informações sobre ele.

Como são montados

O mapa mental como já foi citado acima, é feito a partir de uma ideia inicial e depois dessa ideia você vai puxando ramificações para que facilite para você o cumprimento daquela meta. 

Então todos têm basicamente a mesma ideia, porém não existe uma regra de se fazer o mapa mental, você pode fazer e se adaptar da melhor maneira possível para o seu uso.

Existem duas maneiras que você pode escolher qual a melhor para você, a primeira delas é o clássico mapa mental na folha de papel, onde você pode montar e colocar os seus planejamentos além de poder até mesmo imprimir um modelo na internet que você poderá levar por todos os lugares.

E tem também o mapa mental online ou por aplicativo que também tem a mesma função, só muda que ele pode ser mais prático e rápido de estar sempre atualizando, mas abaixo você encontrará algumas dicas de como montar o seu independentemente se é online ou manual.

Após o término de depositar todos os focos e futuras metas a serem alcançadas você pode usar de algumas estratégias de decorar alguns significados que ao bater o olho você irá saber sobre o que se trata.

  • Utilize as cores para comunicar algo com você.
  • Os formatos podem ser colocados para associação dos conteúdos.
  • As setas podem ser colocadas para criar uma conexão com uma coisa e outra, e também podem ser sinalizações das dicas.
  • Existem também a possibilidade de balões indicando algum lembrete importante, ou alguma informação especial.

E assim, você vai montando o seu mapa mental, já que ele é bem particular, você pode fazer o seu da forma que só você irá entender o que está ali. 

Abaixo, você poderá ver as vantagens de ter um mapa mental.

Quais as vantagens de estudar por um mapa mental

Os mapas mentais possuem diversas vantagens que são comprovada em pesquisas recentes, pois ele pode ter mais benefícios do que as pessoas podem imaginar, então abaixo iremos discorrer sobre as principais vantagens do mapa mental, para que você que é estudante e pretende utilizar desse método que ajuda tantas pessoas.

A primeira vantagem é que ele auxilia na memorização e na retenção de informações, pois como o formato dele é de diagrama e a ideia é que as pessoas sempre estejam atualizando e revendo esse mapa mental acaba que deixa o seu cérebro mais apto para memorizar todos os itens que estavam bagunçados na sua cabeça.

Além disso, ele também acaba facilitando as compreensões de matérias, e claro você deverá sempre mantê-lo pensando em como você pode decorar aquela matéria, e compreender melhor o aprendizado.

Também melhora a produtividade dos estudantes, já que eles irão ter uma deixa de memorização e compreensão daquele conteúdo. Abaixo, você irá conferir como você pode usá-lo de forma eficiente.

Como usá-los de forma eficiente

A forma mais eficiente de usá-los é sempre manter atualizados seja por sites e aplicativos a manuais, pois eles terão mais eficiência ainda se utilizados para organização de informações da sua mente.

Então, sempre seja intencional no que você irá colocar no mapa mental, pois assim você consegue aproveitar 100% de todo o conteúdo que foi disposto ali, facilitando o aprendizado e memorização. 

Neste artigo, você pode compreender como um mapa mental funciona e as suas principais vantagens, além de poder entender como ele funciona e todas as suas principais características que facilitam mais ainda o planejamento e metas.