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Como tirar a sua empresa do vermelho

Saber como sair do vermelho na empresa é um grande desafio para os empreendedores. Cortar custos por todos os meios, não pagar impostos e agir sem pensar são atividades inúteis em tempos como estes. 

Portanto, é importante se planejar e continuar acompanhando as necessidades dos clientes, mesmo em cenários de crise aguda. 

Existem vários cuidados que precisam ser tomados para sair do vermelho, o que se mostra ainda mais importante no início da jornada e em momentos de crise. Inclusive, ter conhecimento de algumas dicas práticas pode ser determinante para não entrar em falência.

Leia o texto a seguir para saber exatamente como sair do vermelho na empresa!

Dicas para recuperar a sua empresa

O processo de recuperação financeira de um negócio exige certa paciência. Assim como anunciar no Google Ads demanda tempo e recursos, deixar as contas no azul exige planejamento e estratégia.

Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes. Elas vão te ajudar a encontrar um norte e superar a crise financeira, confira!

Contrate um contador

Inicialmente, as contas de uma empresa parecem simples de serem gerenciadas. Porém, a partir do momento que você começa a ter mais responsabilidades, as despesas podem sair do seu controle.

Além disso, as questões tributárias são complicadas. No Brasil, existem inúmeros tributos e leis que você deve respeitar e se atentar para manter o negócio funcionando adequadamente.

Quem deixa esse assunto de lado, pode receber intimações fiscais e correr sérios riscos de ficar no vermelho e ter prejuízos.

Por isso, você precisa contratar um contador para:

  • Resolver todas as dívidas;
  • Analisar o fluxo de caixa;
  • Acompanhar as pendências;
  • Planejar a solução de problemas;
  • Alinhar cobranças e impostos.

Caso necessário, contrate um advogado também, ele pode te ajudar com as questões jurídicas e o alinhamento do aspecto fiscal e legal.

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Monitore os indicadores financeiros

Todo empreendedor deve acompanhar como a gestão está transcorrendo. Mesmo que não esteja envolvido em todos os processos, é fundamental estar atento a eles, principalmente aos fluxos que implicam diretamente na receita.

As métricas de Marketing Digital e de tempo de resposta do cliente, por exemplo, são lembradas por muitos profissionais, assim como as métricas de desempenho financeiro, devendo ser verificadas diariamente. 

É fundamental dominar esse assunto para saber, por exemplo, quanto capital de giro está disponível para os investimentos do próximo mês, verificar se investimentos são necessários ou se é necessário “pausar” alguns gastos.

Organize as despesas

Atitudes aparentemente simples, como apagar as luzes, economizar água e telefone também podem ajudar muito no valor total despendido para infraestrutura.

Para isso, toda a sua equipa deve conhecer a situação da empresa e estar apta a colaborar. No caso de uma loja física, você pode alugar um local menor, com custo mensal mais barato.

Certos custos são significativamente reduzidos a partir da automatização de processos.

Campanhas de Instagram Ads realizadas manualmente consomem muito tempo e dinheiro. Automatizá-las faz bem para os negócios e, claro, para a satisfação do cliente, sendo menos onerosas que outros formatos.

Separe as dívidas pessoais das dívidas da empresa

Um dos erros mais comuns cometidos por pequenas e médias empresas é não distinguir entre dívida pessoal e dívida corporativa.

O primeiro passo para sair do vermelho na empresa é separar a conta corrente pessoal da conta profissional, tendo atenção aos gastos corporativos feitos na conta pessoal e vice-versa, sendo que o ideal é que as contas não se misturem.

Além disso, estabeleça saques e limites de gastos, tanto em sua casa quanto no trabalho. Se não tiver dinheiro em caixa e precisar fazer uma compra, tente diminuir o pedido ou adiá-lo para não comprometer a conta pessoal.

Acompanhe o fluxo de caixa

Fluxo de caixa é o histórico de todas as entradas e saídas de recursos financeiros em um negócio, em determinado período.

É de extrema importância manter um fluxo de caixa, pois é uma ferramenta que fornece base para a tomada de decisões estratégicas ao empreendimento, tanto para não entrar no vermelho, quanto para sair.

Quando se tem todos os detalhes do fluxo de caixa, é possível calcular os riscos, analisar o cenário atual e o futuro da firma, verificar a evolução das métricas de crescimento e das metas previstas. 

Negócios são baseados em números e o fluxo de caixa te permite dar o primeiro passo para melhorar a situação financeira.

A partir da análise do fluxo, ficam claras as dívidas e gargalos que atrapalham o desempenho do empreendimento.

Por isso, é essencial manter o fluxo de caixa atualizado. Isso pode ser feito em uma planilha de Excel e, à medida que a gestão for crescendo, é possível contratar uma ferramenta mais completa, como softwares dedicados e automatizados.

Considerações finais

As dicas que acabou de ler servem para otimizar todo o orçamento da empresa, desde a folha de pagamento até a organização das estratégias de como funciona o Facebook Ads com um investimento melhor direcionado – compreendendo seus impactos nos gastos totais da empresa. 

Por isso, use-as para retomar os negócios com segurança e efetividade e atente-se ao fluxo de caixa para organizar/planejar o orçamento com mais propriedade e menos riscos.

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