Como solicitar a regulamentação de guarda na justiça?
Hoje você vai descobrir como solicitar regulamentação de guarda na justiça. Será que é muito difícil pedir a guarda de seu filho? Talvez não seja tanto; hoje em dia nós temos, inclusive, a guarda compartilhada, que costuma facilitar as coisas nesse processo tão doloroso.
Mas, caso você ainda queira recorrer a guarda individual, nós vamos te ensinar aqui hoje. Fique com a gente até o fim!
É claro que será necessário nós entendermos diversas coisas antes de irmos direto no assunto. Isso porque quando se trata de guarda, a questão não é tão simples quanto parece.
É preciso tomar uma decisão com muita responsabilidade, pois é o futuro de uma criança que está em jogo. De fato, se você está com dúvida quanto a isso, este post é pra você. Fique conosco até o final pra aprender.
Nesse sentido, se você nos visita pela primeira vez, eu te agradeço demais por isso! O nosso site tem crescido bastante com a ajuda de vocês. Nós estamos trabalhando com muita determinação para poder oferecer a vocês os melhores conteúdos com a mais alta qualidade.
Então, se você quiser conhecer o nosso trabalho, basta que você acesse o nosso site e leia nossos posts anteriores. Confira.
Por fim, creio que nós já podemos ir direto ao assunto, não é mesmo? Já que nós vamos falar de guarda, eu creio que precisamos ser os mais cuidadosos possíveis. Não podemos tratar esse assunto com um descaso, mas precisamos informar vocês com fatos.
Assim, se sobrar alguma dúvida, deixe o seu feedback nos comentários abaixo. Desejo a você uma ótima e agradável leitura. Vamos lá!
Como solicitar a regulamentação de guarda na justiça?
Primeiramente, é importante que você saiba que existem alguns requisitos para que você possa pedir a guarda de seu filho. Antes de dizermos como solicitar regulamentação de guarda na justiça, saiba que existem documentos que precisam ser apresentados para pedir a guarda de um menor.
Entre eles estão: certidão de nascimento da criança, sua documentação, como RG, CPF e certidão.
Assim também como um comprovante de residência, de renda, e o nome e endereço dos pais biológicos do menor. Além disso, é necessário documentos que possam comprovar o exercício da guarda da criança, como, por exemplo, um atestado médico. Ou até mesmo um cartão de vacina.
Tudo isso conta como documentos necessários para poder pedir a guarda de alguém na justiça. Sem falar da certidão de antecedentes criminais, preferencialmente negativa.
Agora, com esses documentos em mãos, nós podemos te dizer como solicitar regulamentação de guarda na justiça. Em primeiro lugar, procure por um advogado que possa fazer o pedido pela via judicial.
Esse tipo de pedido, que é o de guarda, só pode ser feito por meio do poder judiciário. Então, você vai precisar passar por um processo de guarda muito complexo. Depois que você entrar com o pedido, o processo pode demorar de 4 a 6 meses pra finalizar.
Entretanto, se houver acordo entre os genitores, todo esse processo pode ser resolvido facilmente numa única audiência.
Agora, quando não há acordo, é muito comum que dure até um ano, por conta de toda a burocracia e luta dos dois lados. Esses casos mais demorados costumam ser assim por conta da pensão alimentícia.
Nenhuma das partes entra em um acordo sobre quem vai ficar com a criança e quem vai pagar a pensão, então vira uma guerra. Mas resumidamente, é assim que se faz o pedido de guarda.
Mais informações sobre guarda
Bem, acabamos de aprender como solicitar regulamentação de guarda na justiça. Existem muitas outras coisas que são também importantes, como, por exemplo, onde você pode pedir a guarda do menor.
Normalmente, o pedido é feito a um juiz, por meio de um advogado, como vimos acima. Então, esse advogado é quem vai tomar todas as medidas necessárias para que tudo dê certo.
Existe um custo, com certeza. E esse custo básico é o valor dos honorários advocatícios e também das custas processuais. Todos esses valores podem variar de acordo com o Estado em que você se encontra. Então, procure saber qual é a média de preço de seu Estado.
Bem, eu te agradeço por ter ficado comigo até o final! Você acaba de aprender como solicitar a regulamentação de guarda na justiça com toda a facilidade do mundo.
Além disso, aprendeu algumas outras coisas que também são muito importantes. Se você gostou, não se esqueça de compartilhar e nos seguir para receber mais dos nossos posts. Espero te ver de novo, até mais!