Como juntar dinheiro ganhando um salário mínimo?

ByPaulo Pinto

abr 18, 2021
Planejamento financeiro

Pode parecer muito difícil economizar dinheiro quando se ganha apenas um salário mínimo, talvez essa seja uma das grandes perguntas feitas por muita gente, afinal, são muitas despesas e contas para pagar, como internet, luz, aluguel, água e muitas outras, o que pode comprometer boa parte da renda. Apesar disso, é possível economizar dinheiro com uma educação financeira.

Mesmo quem tem uma renda baixa pode conseguir juntar dinheiro, para isso é preciso ser consciente sobre seus ganhos e gastos, nunca se deve gastar um valor maior do que é recebido, viver de acordo com a renda, ou seja, nada de querer ostentar. Confira como economizar dinheiro, mesmo ganhando pouco.

Como guardar dinheiro ganhando um salário mínimo?

Para economizar dinheiro é necessário ser consciente em relação às suas finanças. Registrar tudo que foi gasto é muito importante, se for necessário, diminua despesas não essenciais. Na maioria das vezes, os pequenos gastos podem ser o maior causador de despesas desnecessárias. 

Quanto devo economizar por mês?

É recomendado que de todo o valor que você recebe por mês, 30% seja economizado, de forma que 70% lhe sirvam para pagar as contas e se manter. O valor mínimo que deve ser guardado é 10% de todo o valor que você recebe por mês. É bom que você já separe esse valor assim que receber, para evitar que ele também seja gasto.

O valor que for guardado deverá servir como um fundo de reserva, quando você alcançar uma quantia que daria pra te manter por 6 meses ou um ano, é hora de investir.

Como economizar dinheiro ganhando 1 mil reais?

A única forma disso acontecer é gastar menos do que é recebido, ou seja, seus gastos devem ser abaixo de mil reais. Se pretender guardar 10%, separe essa quantia assim que receber, de preferência, coloque esse valor em uma poupança para evitar que ele seja gasto.

O que posso fazer com um salário de 1000 reais?

É preciso que esse valor seja gasto com coisas essenciais, na hora de comprar peça descontos e tentar economizar dinheiro. É recomendado pesquisar os melhores preços antes de fazer uma compra, nesse quesito a internet pode ser uma aliada, mas não deixe consultar as lojas físicas, pense bem se a compra que está prestes a fazer não é por impulso.

Se for possível, aproveite os benefícios do cartão de crédito, que te permite pagar as compras de forma parcelada e sem juros.

Como economizar dinheiro ganhando 1500?

A solução é gastar menos de 1500, não há como economizar dinheiro se você gasta mais do que ganha ou gasta a quantia exata do seu salário. Reserve uma porcentagem do que você recebe e guarde, o restante você usa para as despesas, também é bom reservar um pouco para o lazer.

Como juntar dinheiro ganhando um salário mínimo?

A solução é simples, todos os gastos que forem dispensáveis devem ser cortados. Faça um levantamento das despesas que você tem e tente reduzir os gastos com elas. Analise se tudo que você paga é de fato necessário.

Para economizar dinheiro é preciso fazer mudanças no estilo de vida, pode ser um pouco difícil no início, mas depois que virar hábito você verá os benefícios. Você pode ter vários motivos para querer fazer economia: comprar um carro, viajar, comprar as alianças, enfim os motivos são muitos, mas as dificuldades também. 

Não importa por qual motivo você deseja economizar dinheiro, o importante é que isso exige disciplina. O salário mínimo no Brasil é de 1.045 reais, sendo uma quantia baixa, principalmente com os aumentos constantes em produtos básicos, mas mesmo assim é possível guardar um dinheiro, para isso alguns cuidados devem ser tomados.

Faça mudanças no seu estilo de vida

É  compreensível que algumas mudanças não sejam tão fáceis de acontecer e de serem aceitas, mas para quem deseja fazer economia é fundamental buscar compreender de que forma é possível fazer as mudanças, principalmente para quem ganha apenas um salário mínimo. 

É comum ouvir relatos de pessoas que afirmam pagar a academia e não frequentar, ou pagar um serviço da operadora e não fazer uso, esses casos são exemplos claros de desperdício de dinheiro.

Vale ressaltar que para fazer economia é preciso que os gastos sejam feitos apenas com coisas que forem realmente necessárias. Sendo assim, é bom analisar com cuidado as despesas que podem ser dispensadas ou diminuídas.

Tenha disciplina em relação aos seus gastos

Ter planejamento é primordial, entendendo como se pode fazer isso é o caminho para conseguir economizar dinheiro, mesmo ganhando um salário mínimo. Há formas apropriadas para fazer isso, uma delas é anotar todas as despesas, desde os gastos fixos, como aluguel, luz, água e internet, até os pequenos, como um cafezinho. Tente ter controle sobre o que você ganha e sobre o que você gasta e foque no seu objetivo.

Pague as suas contas em dia

É importante ter disciplina, pagar as contas com atraso pode implicar em ter pagar com juros. Para quem deseja economizar, é bom evitar os juros. Fique atento às datas de vencimento das contas e evite pagá-las com atraso.

Realize suas compras em lojas populares

Isso implica numa mudança de vida, comprar algo não é um problema, o problema é se essa compra vai atrapalhar suas finanças. Os produtos como brinquedos, roupas, bolsas e artigos para casa tendem a ser mais caros quando são de uma marca ou loja conhecida. 

Procure mudar os seus costumes na rua

Este é um ponto importante, muitas vezes fazemos gastos com coisas desnecessárias e de pequeno valor e não contabilizamos como despesa. Por isso, fique atento e tente cortar gastos com besteiras.

Tente ter uma renda extra 

A internet está cheia de oportunidades para isso e tem se tornado uma ferramenta muito importante. Confira 4 dicas de como conseguir dinheiro por meio da internet:

  • Comece uma loja online nas mídias sociais: as mídias sociais são um meio de divulgar muito usado hoje em dia. Com elas você consegue divulgar produtos e serviços de forma muito eficiente e simples
  • Desenvolva um app: cada vez mais as pessoas estão conectadas, é muito comum encontrar pessoas entretidas nos seus celulares. Dessa forma, criar um app que traga inovação, tenha utilidade e ofereça vantagens aos usuários pode ser um meio muito promissor de ter uma renda extra.
  • Faça a declaração do imposto de renda para outras pessoas: fazer a declaração do imposto de renda pode ser muito complicado para algumas pessoas, é um processo que tem muita burocracia e requer um bom tempo para ser feito. Caso você seja habilidoso nessa área, pode oferecer seus serviços a alguém e com isso conseguir um dinheiro extra. 
  • Ministrar aulas virtuais: Se você tem facilidade em alguma matéria pode oferecer aulas online, é certo que há muita gente necessitando de aulas de reforço, seja de matemática, redação, inglês, biologia, português e muitas outras. Você pode realizar as aulas por meio do Skype, dessa forma poderá ter alunos nos mais variados lugares.

Agora é por sua conta! Torne o seu dinheiro uma solução

É possível economizar mesmo ganhando pouco, para isso é necessário estar empenhado e tomar as atitudes necessárias, por mais que seja difícil no início, é importante não desistir e focar no seu objetivo.