Como começar a competir no ciclismo?

ByPaulo Pinto

jul 29, 2022
Ciclismo

Antes de mais nada, as competições de ciclismo são uma boa opção para quem quer variar nesse esporte. Elas têm diferentes modalidades.

Dessa forma, para você que quer começar a competir nesse esporte há algumas informações que precisa saber. Afinal, você precisa escolher em qual modalidade começar a competir, a forma de se inscrever e como se preparar.

Portanto, continue lendo este artigo e confira as principais informações para quem quer começar a competir no ciclismo.

O que é ciclismo? 

O ciclismo é uma atividade física que tem como principal meio de locomoção a bicicleta. Ele pode ser praticado de forma recreativa, competitiva e também apenas como forma de melhorar o condicionamento físico.

Quais são as modalidades de competição? 

Acima de tudo, quem quer começar a competir no ciclismo precisa saber quais são as modalidades disponíveis. Há modalidades que têm como foco principal a velocidade, por exemplo, e outras o contato com a natureza.

Assim, as principais modalidades de competição no ciclismo são:

  • Ciclismo de estrada: também conhecido como Speed Bike, é a modalidade mais popular. Nela, os competidores percorrem longas distâncias em bicicletas mais leves com pneus mais finos. As estradas para a prova são asfaltadas ou pavimentadas.
  • Mountain Bike: essa modalidade de competição é mais voltada para a natureza. O objetivo é percorrer distâncias em terrenos íngremes e acidentados, estradas estreitas e terrenos montanhosos. Para isso os competidores precisam de bicicletas resistentes e bem equipadas.
  • Ciclismo de pista: Esse tipo de competição é realizada em um local fechado com pistas de até 250 metros, chamado de velódromo. No ciclismo de pista existem modalidades como provas em equipes e duplas. O objetivo é fazer as voltas no menor tempo possível.
  • Gravel: É uma combinação de ciclismo de estrada com Mountain Bike. Nessa modalidade de competição os ciclistas percorrem tanto terrenos montanhosos quanto estradas de asfalto.
  • BMX: É uma modalidade de ciclismo mais radical. Nele, os ciclistas realizam manobras com a bike. Suas competições são divididas em freestyle, no qual os ciclistas fazem as manobras em estilo livre. Já o Racing é mais tradicional, contando com estradas tortuosas e obstáculos.
  • Downhill: Esse termo significa literalmente “ladeira abaixo”. Essa modalidade é uma das facetas do Moutain Bike. Nesse tipo de competição, os ciclistas descem ladeiras íngremes, vencendo quem fizer o percurso no menor período de tempo.

O que eu preciso para participar de uma competição de ciclismo? 

Primeiramente, uma bicicleta específica para a competição. Você também precisará dos equipamentos de proteção.

Dessa forma, os materiais que você vai precisar vão depender muito da modalidade de ciclismo que escolher. Os itens básicos de proteção são:

  • Luvas;
  • Capacete;
  • Meias;
  • Tênis; 
  • Óculos.

Além disso, alguns equipamentos são recomendados especificamente para trilhas e percursos longos, como por exemplo:

  • Mochila de hidratação;
  • Kit de ferramentas;
  • Sapatilhas específicas para ciclistas.

Como se inscrever em uma competição de ciclismo?

De fato, se inscrever em uma competição de ciclismo é bem simples. Basta que você entre no site indicado ou compareça ao local de inscrição e preencha os formulários necessários. Algumas competições requerem o pagamento de uma taxa.

Além disso, algumas disputas exigem que seus participantes sejam federados. Nesse caso, você precisa primeiro entrar em contato com a federação do seu estado. 

Como funcionam as provas de ciclismo? 

A princípio, as provas consistem em fazer um determinado percurso, vencendo quem o fizer mais rápido. Essas são as chamadas provas de velocidade. Alguns exemplos desse tipo de prova são:

  • Perseguição;
  • Keirin.

Além disso, também há desafios como o Omnium, por exemplo. Essa competição é dividida em provas que incluem corrida de pontos, perseguição e eliminação. 

Assim, antes de se inscrever, procure se informar a respeito de que provas farão parte da competição.

Como se preparar para uma competição de ciclismo? 

Desde já, a preparação é uma das partes mais importantes para quem quer competir no ciclismo. Para isso, você precisa começá-la com uma antecedência de 8 a 12 semanas.

Dessa forma, o ideal é que você faça um plano de treinos, alternando entre exercícios de baixa e alta intensidade. Tire também pelo menos um dia da semana para percorrer uma distância mais longa com a bicicleta.

No entanto, lembre-se de que o mais importante nisso é a constância. Treinando um pouco todos os dias, seu corpo vai se acostumar com o ritmo e ficar preparado.

Ademais, reúna com antecedência os equipamentos necessários e não descuide da alimentação nem da hidratação.

Como escolher a bicicleta ideal para competir?

Antes de tudo, a bicicleta e os acessórios que ela precisará dependerão também do tipo de competição que você escolher. 

Por exemplo, se você optar por uma competição de mountain bike, sua bicicleta deverá ter pneus mais largos. Já se escolher uma corrida de estrada, a bicicleta deverá ser leve, com pneus mais finos.

Por fim, agora que você já sabe o necessário sobre competições de bike, deixe sua opinião. Qual modalidade despertou seu interesse?

Ademais, não se esqueça de consultar seu médico antes de começar a competir no ciclismo. Ele fará uma avaliação e dará as orientações necessárias. Alimente-se bem, prepare-se e aproveite!