Como as toalhas são fabricadas?

ByPaulo Pinto

jul 25, 2022
Fabricação de toalhas

O processo de fabricação de toalhas conta com muitas fases. Fases essas que começam com o tratamento das fibras de tecido em sua forma mais bruta. Elas passam por uma série de máquinas que as transformam nas toalhas que conhecemos.

De fato, toalhas são itens que fazem parte do nosso cotidiano há tanto tempo que nem pensamos muito nelas. 

Afinal, as usamos para secar o corpo e o rosto e para enxugar as mãos. Com elas deixamos a casa com uma aparência bonita, limpamos o carro e as mãos das crianças. Além de inúmeras outras coisas.

Sendo assim, você já se perguntou como é o processo de fabricação de itens tão comuns? O que acontece antes que elas cheguem prontas e dobradas até a sua casa?

Por fim, se está curioso a respeito disso, continue lendo e confira como acontece o processo de fabricação de toalhas.

Tipos de toalhas

De fato, existem toalhas de todos os tipos e adequadas às mais diversas finalidades. As toalhas mais comuns de uso cotidiano são:

  • De banho: É o tipo de toalha mais conhecido e usado. Elas servem para secar o corpo e possuem dois tamanhos, o convencional e o banhão;
  • De rosto: Geralmente vêm em conjunto com toalhas de banho. Seu tamanho é menor e servem para enxugar o rosto;
  • Para mesa: Esse tipo de toalha tem várias cores e estampas decorativas. São ideais para proteger a mesa e tornar o local decorado para as refeições;
  • De mão: Serve exclusivamente para secar as mãos. Geralmente são colocadas nos lavabos.
  • Para piso: Esse tipo de toalha funciona como uma espécie de tapete para colocar os pés e secá-los após o banho. Isso evita que as pessoas saiam molhando a casa depois da ducha;
  • De praia: Elas são maiores e mais grossas do que as toalhas de banho. Servem para secar o corpo e também para estender na areia da praia. Já vêm com um preparo especial para serem mais resistentes ao sal e menos aderentes aos grãos de areia.

Finalidade das toalhas

Você pode usar toalhas para as mais diversas finalidades. Além de poder usá-las para secar o corpo e o rosto, também pode encontrar nelas outras utilidades, como por exemplo:

  • Decorar mesas, escrivaninhas, e locais de trabalho;
  • Limpar seu carro. As toalhas de microfibra são as mais recomendadas para isso;
  • Na academia, você pode usar uma toalha esportiva para secar o suor do rosto e do corpo;
  • Ajuda a manter as crianças limpas quando tiver de sair com elas.

Entenda como as toalhas são fabricadas

O processo de fabricação de toalhas começa quando as fibras chegam à fábrica. Lá, acontece um processo de preparação que as transforma nos fios que as máquinas usarão para tecer. Confira a seguir.

Alinhamento das fibras de algodão

Primeiramente, os funcionários colocam as fibras em uma máquina que as suga por uma série de dutos para alinhá-las. Depois de alinhadas, as máquinas as deixam separadas, transformando-as em fitas. Essas fitas alinhadas se chamam cardas.

Criação das mantas

Depois de prontas, as fitas são colocadas em uma máquina chamada de penteadeira. Essa é a máquina que penteia as cardas, colocando-as lado a lado.

Pavios

Logo em seguida, a máquina alongar as cardas até que elas se transformem em longas linhas chamadas de pavios.

Criação do fio final

Os funcionários colocam os pavios prontos em tubetes que são colocados em máquinas. Esses equipamentos torcem os pavios até transformá-los no fio final, que são os fios já prontos para fazer as toalhas.

Tecelagem

Assim, após esse processo, os fios são levados para uma máquina de transferência para que sejam usados na função específica que é fazer toalhas. A partir de então, começa o processo de tecelagem que segue as seguintes etapas:

  • Os fios passam por um processo de alinhamento que os transforma em um conjunto de fios esticados chamado de urdume;
  • Em seguida, eles passam por uma série de agulhas que fazem o alinhamento deles;
  • Logo após, os fios vão para outra máquina que tem outra série de agulhas. Essas agulhas os alinham para formar as toalhas e os desenhos de diferentes cores;

Além disso, existe outra forma de criar a decoração das toalhas que é o processo de beneficiamento. Nele, as toalhas já prontas entram em uma máquina que as colore quadro por quadro.

Em seguida, quando as toalhas já estão prontas, elas passam por uma máquina de amaciamento mecânico. Esse equipamento é responsável por dar a esses itens a maciez típica das toalhas. Logo após isso, elas passam por outra máquina que faz o corte e a costura delas.

Finalmente, as toalhas já prontas passam pela dobradeira, que é uma máquina que as dobra em seu formato final. Daí elas vão para a expedição que as envia para os pontos de venda.

Por fim, agora que você já conhece o processo de fabricação de toalhas, deixe sua opinião. Você imaginava que era feito dessa forma? Qual etapa dessas você achou mais interessante?

Ademais, como já foi dito, existem vários tipos desse item no mercado. Assim, o processo de fabricação de toalhas pode ter etapas e processos diferentes a depender da finalidade delas. Assim como tratamentos diferentes para torná-las apropriadas para finalidades específicas.