Brasil aposta em indústria farmacêutica e produtos para cuidados pessoais
País ocupa a segunda posição entre os que mais lançam produtos nesta área e o quarto lugar entre os que mais consomem itens de beleza.
O Brasil destaca-se no cenário global de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o país ocupa a segunda posição entre os que mais lançam produtos nesta área e o quarto lugar entre os que mais consomem itens de beleza no mundo.
A previsão é que o mercado nacional ultrapasse os R$ 130 bilhões em 2026.
Conforme a Abihpec, o consumo de produtos de beleza no Brasil tem apresentado crescimento. O aumento da demanda por produtos de higiene, perfumaria e cosméticos reflete maior conscientização da população sobre a importância dos cuidados pessoais. Esse segmento tem se mostrado resiliente mesmo em períodos de crise econômica, demonstrando a sua relevância para os consumidores.
As inovações no setor incluem desde novas formulações de produtos até embalagens sustentáveis. Segundo a associação, a indústria tem se adaptado às demandas dos consumidores, que buscam produtos mais naturais e menos agressivos ao meio ambiente.
Paralelamente, a indústria farmacêutica no Brasil espera crescer 30% até 2027, segundo estudo da consultoria Redirection International. Parte deste avanço deve ser relacionado à produção de medicamentos e suplementos.
A diversificação de produtos e a ampliação de capacidade produtiva são estratégias adotadas pelas empresas do setor.
Conforme o estudo, a média de crescimento esperada é de 8% ao ano. O economista e sócio da Redirection International, Gabriel Cardoso, explica que o Brasil está entre os dez maiores mercados farmacêuticos do mundo e quase 7% do consumo familiar de bens é composto de produtos farmacêuticos.
Ele afirma que o setor farmacêutico no Brasil tem potencial de crescer acima da taxa prevista para o mundo todo, até 10% ao ano. A estimativa da Redirection considerou o montante movimentado em 2023 – perto de R$ 190 bilhões entre varejo e não varejo – e as perspectivas macroeconômicas do país.
Personal care em alta
O mercado de personal care, que inclui produtos de beleza e cuidados pessoais, como os hidratantes faciais, tem apresentado um crescimento tanto no Brasil quanto globalmente nos últimos anos. De acordo com uma pesquisa da Euromonitor International, em 2022, as vendas desses produtos no país tiveram um aumento de 15% em termos atuais, alcançando a marca de 28 bilhões.
As projeções indicam que as vendas no varejo têm potencial para crescer ainda mais, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 7% – um aumento de 3% em relação à CAGR registrada em 2022. Com esse incremento, as vendas podem chegar a R$ 39 bilhões.
Transformação de farmácias em hubs
O gerente da área de Consumer Market Insights da IQVIA Brasil, Renan Oliveira, aponta que fatores como a transformação das farmácias em hubs de atenção primária e a conveniência do e-commerce são responsáveis por potencializar o crescimento desse mercado.
Para ele, o acesso à saúde digital e os cuidados personalizados impactariam a mudança estrutural da cadeia de suprimentos de produtos farmacêuticos de forma positiva.
Conforme pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD), 76% das compras de suplementos são feitas em farmácias. Além disso, a cada dois meses mais de 70% dos consumidores de suplementos voltam a comprar produtos. Seus gastos são em torno de R$ 200 em cada compra.
O comércio de suplementos alimentares também está em ascensão, devido à maior preocupação das pessoas com a saúde e o bem-estar. Dados divulgados pela Euromonitor International mostram que a indústria mundial gera, atualmente, U$ 110 bilhões por ano.
No Brasil, não é diferente. Os suplementos alimentares estão sendo consumidos em 59% dos lares brasileiros. Numa família, ao menos uma pessoa faz uso, segundo a pesquisa de mercado “Hábitos de Consumo de Suplementos Alimentares no Brasil”, promovida pela ABIAD.
O estudo aponta ainda crescimento no consumo consciente: cuidados com a alimentação correspondem à preocupação de 72% dos entrevistados. Os suplementos alimentares, como a Glucerna e o NAN Supreme 1, vêm ganhando espaço nas prateleiras das farmácias. Nas gôndolas tiveram espaço equivalente a R$ 100 milhões em 2023, conforme dados da ABIAD.
O suplemento Glucerna em pó é voltado para quem busca manter a energia e controlar os níveis de glicemia no sangue. Possui carboidrato de lenta absorção, diminuindo os picos de glicose no sangue e contribuindo para a saciedade.
Já NAN Supreme 1 é uma fórmula hipoalergênica avançada, indicada para facilitar a digestão, pois é produzida com proteína do soro do leite parcialmente hidrolisada. O produto fornece ao bebê uma combinação de ingredientes com nutrientes essenciais.