Saúde e Bem-Estar

Conheça as principais causas da boca seca

Você já ouviu falar em xerostomia? É um nome dado para boca seca. Desse modo, entenda como ela pode ser prejudicial à saúde, como acontece e quais doenças podem ocasionar por meio dela.

Xerostomia

A xerostomia é quando o paciente tem a sensação de boca seca. Isso faz com que ele sinta a todo momento que está com a cavidade oral desidratada.

Ela é uma condição associada a baixa produção de saliva pelas glândulas salivares que causam essa sensação.

Essa condição pode gerar desconforto, interferências na fala, deglutição, além de dificultar o uso de próteses dentária feito por alguma clinica odontologica implante dentário e assim, gerar o famoso mau hálito.

Além disso, ela também pode prejudicar a saúde bucal ao provocar uma diminuição do pH oral e o aumento das bactérias. 

A xerostomia, se não tratada, pode causar alterações graves na boca, como a cavitação dental, que são dentes sensíveis, doloridos, além da candidíase oral, que são manchas brancas na língua. 

Nesses dois casos, é necessário a ida ao dentista 24h.

Saliva

A saliva tem um importante papel na manutenção da saúde bucal. Ela é a responsável por manter a lubrificação e a digestão.

A falta de saliva pode resultar no aumento do número de cáries dentárias, infecções orais e dificuldades para engolir e mastigar.

As cáries são doenças que podem trazer grandes consequências, e se não forem bem tratadas, podem até mesmo ocasionar a perda dos dentes.

Caso ocorra a perda do dente, é possível que os vizinhos passem a ocupar o lugar do elemento dentário ausente, e isso pode gerar uma dentição torta. 

Nesse caso, é possível fazer um tratamento com um aparelho de dente transparente.

Quais são as causas da boca seca?

Existem diversas causas para que a pessoa possa desenvolver a xerostomia, como é o caso de remédios, ou enfermidades como terminações nervosas ou síndrome de sjogren.

Dessa maneira, entenda mais sobre cada uma delas para então, realizar a prevenção. 

  1. Medicamentos

Existem muitos tipos de medicamentos que podem ocasionar a boca seca, inclusive aqueles que não precisam de receitas para algumas doenças, como:

  • Alergia;
  • Resfriado;
  • Diabetes;
  • Síndrome da bexiga hiperativa.

Todos esses remédios podem ocasionar a boca seca. Por isso, é sempre importante que você faça um acompanhamento na clínica de odontologia.

É fundamental que o dentista conheça o seu histórico médico, assim, ele conseguirá saber se está com xerostomia ou não.

Alguns pacientes que estão em tratamento de câncer, também podem sofrer deste mal, isso porque a radiação durante esse processo, pode prejudicar a produção de salivas. 

Nesse caso, deve ser feito um acompanhamento em consultórios odontológicos.

  1. Terminações nervosas

As lesões das terminações nervosas que são causadas por traumas na cabeça ou na região do pescoço também podem gerar boca seca.

 

Alguns nervos servem para transmitir mensagens entre o cérebro e as glândulas salivares, e se eles forem danificados, não serão capazes de informar para as glândulas produzirem salivas.

  1. Síndrome de Sjögren

A boca seca também pode ser causada por uma condição médica, chamada  de síndrome de sjogren.

Essa doença afeta muitas pessoas, sendo que a maioria delas recebe o diagnóstico com mais de 40 anos de idade.

É uma doença autoimune caracterizada pelos olhos e boca secos.

Nessa enfermidade, o sistema imunológico do corpo ataca suas próprias células saudáveis que produzem a saliva e a lágrima. Assim, esse ataque gera o desaparecimento delas.

Como prevenir a boca seca?

É importante que o paciente fique hidratado, bebendo muita água durante o dia. O ideal é consumir em média 2 litros por dia, de forma fracionada.

Na estação do inverno, é importante hidratar os lábios, principalmente na hora que for dormir, além de evitar tomar muito vento.

As pessoas que respiram pela boca, principalmente durante o sono, podem estar suscetíveis a xerostomia ao acordar.

Para prevenir o aparecimento da boca seca, é vital ir ao dentista para uma avaliação do que está impedindo realizar a respiração correta pelas vias nasais.

Tratamento para a xerostomia

É importante ressaltar que para cada causa, é imposto um tratamento específico. Por esse motivo, o profissional deve fazer uma avaliação com cada paciente para ver o melhor e mais adequado.

Com isso, conheça os tratamentos mais comuns e recomendados pelos dentistas.

  1. Salivas artificiais

Existem salivas artificiais que facilitam a umidificação da boca. Esse é um tratamento adequado para que a mucosa não sofra com a desidratação.

  1. Laserterapia

É utilizada para que as glândulas salivares possam ser estimuladas. Por isso, é importante saber a causa.

  1. Pasta de dente

O paciente poderá incluir na sua higienização bucal uma pasta de dente própria para a hidratação da boca.

Caso a xerostomia seja causada por algum remédio, o dentista deve entrar em contato com o médico para que ele possa suspender o uso deles, seja substituindo por outro ou até mesmo, alterando a dose.

Além disso, é importante que faça visitas periódicas ao dentista, e sempre mantenha uma boa higienização da cavidade oral.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo