Você precisa de um arquiteto ou só de um pedreiro?

ByMurilo Azevedo

abr 27, 2021

Você tem dúvida se precisa de um arquiteto Rio de janeiro ou apenas um pedreiro para a construção da sua casa? Realmente é importante saber o que é mais essencial para a construção de sua casa, como sendo uma decisão bastante complicada que está ligado ao sucesso da sua obra. Por esse motivo é essencial escolher quais as melhores alternativas para que a construção de sua casa seja um sucesso.

Você precisa de um arquiteto ou só de um pedreiro?

Não vamos mentir que o pedreiro é uma parte muito importante e essencial para toda e qualquer obra, apresentam diversas experiências em uma construção. Apesar disso, a presença de um arquiteto é indispensável, dado que em uma obra é de suma importância o planejamento, pois é necessário que tenha todo uma parte técnica, porque ao construir uma obra é preciso que o cliente atenda a todas as normas do plano de diretor da cidade em que reside, código de obra, afastamentos, entre outros. Essas normas técnicas o pedreiro não tem obrigação de informar ou de saber, essa parte quem cuida é o arquiteto por isso em todo o arquiteto tem a sua importância.

arquiteto Rio de janeiro

Responsável por todo o projeto

Para construir qualquer residência ou estabelecimento é necessário ter toda uma equipe de responsáveis pela construção, como os técnicos, os engenheiros e os arquitetos que elaboram todo o seu projeto.

 

Já os pedreiros dominam toda a parte de operação do trabalho, porém, as especificações técnicas de toda a construção são os responsáveis, como os arquitetos. Como os pedreiros não sabem muito e não entendem dessa parte técnica, pode acontecer prejuízos e danos para sua obra futuramente.

 

Por esse motivo, é importante a contratação de um arquiteto que possa administrar e fiscalizar a parte técnica de uma obra, visto que o pedreiro tem suas limitações e não pode te proporcionar soluções adequadas, caso ocorra algum prejuízo.

Cuida das questões burocráticas

Para iniciar um processo de construção de um imóvel é preciso tomar uma série de decisões burocráticas que envolvem a prefeitura, secretarias de meio ambiente e fazenda, entre outros órgãos que compõem esse processo de burocracia.

 

Esse processo exige documentos fundamentais para uma obra, como registro juntamente ao CRE, assinatura dos responsáveis técnicos da obra e outros documentos. Somente depois desse processo é que você obterá o alvará e, dessa forma, poderá iniciar a construção da sua obra.

Ao contratar uma empresa da área da construção civil, já obterá todos os meios importantes para iniciar a construção. Se preferir um pedreiro autônomo, você cuidará e será responsável por todo processo documental da obra.

Elimina o desperdício

Quando você opta por um escritório de arquitetura para administrar a sua obra, todos os valores em relação ao projeto serão incluídos, como os custos dos materiais de construção, prestações de serviços, entre outros. Vale destacar, que a empresa será responsável em adquirir e gerenciar os materiais.

 

As empresas que ficam responsáveis por todo o projeto sabem exatamente como executar e realizar os processos de trabalhos diários. Além de possuir um controle dos materiais e estoque, evitando desperdícios e a perda de dinheiro, também conta com o aproveitamento dos materiais da melhor forma possível.

 

No caso da contratação apenas de pedreiro, você ficará responsável em comprar todos os materiais e realizar o controle de uso. Para quem não entende da área, pode ser algo ruim para obra, pode acarretar desperdícios, compras de materiais errados e falta de controle em uma obra.

Prazos de entrega confiáveis

arquiteto Rio de janeiro

Quando um cliente contrata uma empresa para construir a sua obra, no contrato a empresa já determina o prazo, caso não haja o comprimento do prazo e contrato, a companhia pode responder processo juridicamente. O que terá garantia que o processo de construção do imóvel ocorrerá no tempo determinado.

 

Ao optar pelo pedreiro é necessário saber que a remuneração dele normalmente é diária, por esse motivo, alguns pedreiros podem se aproveitar para atrasar a obra propositalmente e não cumprem com os prazos que foram estabelecidos. Em alguns casos mais pesados, existem alguns que recebem o dinheiro antecipado, em seguida, não realizam o trabalho e tem uns que até processam o responsável que contratou.

 

Por esse motivo, é importante ficar atento a todos os detalhes e conhecer bastante a pessoa que você está contratando, verificar se realmente é de confiança. Se preferir uma empresa responsável, suas chances são bem melhores.

arquiteto Rio de janeiro

Fiscalizar a obra constantemente

Ao contratar uma companhia que se responsabilize pelo projeto, você não precisará verificar a sua obra diariamente, ver se os pedreiros estão realmente cumprindo com seus deveres. Dado que a companhia contrata profissionais experientes e capacitados, garantindo o sucesso da obra.

 

Dessa forma, você tem uma maior liberdade para se concentrar no seu trabalho, famílias e os seus afazeres diários. Porém, quando contrata um pedreiro, você não consegue gerenciar o tempo, é necessário fiscalizar a obra diariamente, o que torna algo cansativo e estressante.

Equipe de trabalho mais engajada

Geralmente os profissionais que trabalham para empresa, são bem capacitados e experientes e como costumam fazer o trabalho juntos, possui uma equipe de trabalho bem mais engajada que tem o costume e já sabem lidar com o trabalho grupal.

 

Já um pedreiro autônomo tem seu próprio tempo de trabalho e é necessário que ele contrate ajudantes, o que a maioria deles não dominam muito bem a parte para a seleção dos ajudantes. Além do mais, se o pedreiro sofre um acidente construindo sua obra, você é o responsável por toda a despesa médica.

 

Dessa forma, é recomendável o contrato de empresas que tenham capacidades para lidar com os mais variados problemas que podem ocorrer em uma construção de obra.

arquiteto Rio de janeiro

Toda construção precisa de um arquiteto?

Há diversos motivos para a contratação de arquiteto para sua obra, dado que esse profissional pode identificar qual a melhor alternativa para a compra do seu terreno ou de seu tão sonhado imóvel, para o desenvolvimento do projeto de construção, bem como a administração de toda obra, entre outras atividades exercidas pelo arquiteto. É fundamental que para  a construção da sua obra tenha um profissional que possa orientar da a obra, para evitar alguns riscos que podem ocorrer futuramente e ao decorrer da construção do imóvel, ou até mesmo soluções que podem ter influência no resultado final da construção.

Por que contratar um profissional?

Há diversas razões para contratar serviços de um escritório de arquitetura ou de um arquiteto. A principal razão para contratar esse serviço é para que auxilie na melhor alternativa na compra de um terreno ou do imóvel. Como sendo bem comum, as pessoas também contratam bastante um serviço de arquitetura para elaboração do projeto da sua obra. Além da criação do projeto, também pode administrar o processo de construção da obra, assim como a contratação dos operários e compras de materiais. Há também alguns serviços de arquitetos que são especializados na decoração do ambiente e todo o planejamento da casa.

Faça a escolha certa!

É essencial que ao fechar qualquer negócio para a construção do seu imóvel, tomar decisões importantes e conhecer bastante o trabalho dos arquitetos. Por esse motivo, verifica os currículos, portfólios, os principais projetos, entre outras informações do arquiteto em que irá administrar a sua obra.

Enumere seus desejos

Os profissionais e os clientes devem sempre manter um bom diálogo, por isso, é importante que os clientes mostre quais são os seus desejos e hábitos para atender às necessidades da obra que deseja construir. Tente encontrar alguns exemplos de construção e decoração em revistas de arquitetura ou por meio da internet.

Quanto isso vai custar?

Sobre o valor da construção irá depender qual tipo que você deseja, no Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) você pode consultar as tabelas de referências de honorários. Entretanto, alguns serviços de arquitetos calculam os preços dos projetos de acordo com o metro quadrado. Quando você contrata um profissional da área que administre a sua obra, ele poderá definir uma porcentagem sobre os gastos dos materiais na obra, ou, definir um preço, calculado sobre uma estimativa de todos os gastos. Também tem outra opção que é o pagamento de taxa apenas nas horas técnicas do profissional, se o cliente escolher essa opção ficará responsável por toda a compra dos materiais e contratação do serviços de mão-de-obra.

 

Atenção no contrato

É fundamental que você preste atenção no contrato, normalmente, devem ter informações sobre o projeto, todas as etapas e os custos de serviços, bem como as formas a pagar e os prazos a serem entregues. Também é importante que você acerte todos os detalhes para que o seu projeto seja aprovado na prefeitura em que você reside.

arquiteto Rio de janeiro

Etapas do projeto

As etapas do projeto consiste no primeiro: planejamento da obra, por meio do arquiteto urbanista; segundo: a segurança da obra, em que o responsável desta obra irá atender as exigências de segurança do trabalho; terceiro: economia da obra, em que o arquiteto ver as melhores soluções para economizar na construção; quarto, o conforto de toda obra, como conforto-higiene, ventilação, iluminação natural, entre outros; por fim, o quinto, a valorização do responsável pela obra, no caso o arquiteto e urbanista.

Related Post